Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GÉSSICA BRUNA BAHIA DE SOUZA
DATA: 23/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática -DMA
TÍTULO: JOGOS: DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA AO USO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático. Aluno. Jogos Matemáticos. Conteúdos matemáticos.
PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar se e como o aluno associa o uso dos jogos propostos no livro didático a conteúdos matemáticos do ensino fundamental. Para tal estudo foi realizada uma pesquisa no site do SIMAD – Sistema do Material Didático, com o objetivo de identificar as coleções mais adotada em Aracaju/SE, para a partir dessa informação selecionar as unidades escolares bem como os sujeitos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa baseada nos pressupostos apresentados por Fiorentini; Lorenzato (2009). Para os entendimentos adotados para o exame dos dados coletados foram utilizados autores como Moreira (2013), Trindade (2012), Huizinga (1990), Grando (2000). Os dados coletados foram tomados inicialmente para a construção de quadros, tabelas e gráficos e ainda será necessário continuar o exame para alcançar o objetivo proposto.