Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIKAELY REIS SANTOS
DATA: 14/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Laboratório de Ensino de Biologia/DBCI/Itabaiana
TÍTULO: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A CAATINGA
PALAVRAS-CHAVES: Percepção ambiental. Caatinga; Desenho infantil. Ensino fundamental.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A Caatinga é um dos biomas brasileiros que sofre com a degradação ambiental ocasionada pela ação antrópica e pelo seu processo civilizatório moderno, colocando em risco a sua biodiversidade. Além disso, a ‘falta’ de conhecimento das pessoas sobre este bioma e a divulgação equivocada sobre sua imagem como um ambiente pobre e seco, tem colaborado para a sua desvalorização e deterioração, isso é preocupante. Para que haja mudança nessa situação da desvalorização e degradação da Caatinga é fundamental entender como ela é percebida pelos indivíduos, pois os comportamentos destes são reflexos das suas consciências. Partindo desse pressuposto, o presente estudo pretende analisar as percepções ambientais de estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental sobre a Caatinga e sua biodiversidade em regiões do Litoral, Agreste e Sertão do Estado de Sergipe. Para isso, foi realizada a coleta de dados por meio da produção de desenhos e textos sobre esse bioma por parte dos discentes de seis escolas públicas municipais e estaduais das distintas regiões. Os dados coletados serão submetidos a análise de desenhos, com apoio das categorias definidas por Günindi (2012) que já foram adaptadas com base na fauna e na flora da Caatinga apresentadas no livro de Almeida-Cortez et al. (2007), enquanto a análise de textos descritivos será baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (2011).