Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA RIVANUSIA SANTANA MOTA
DATA: 29/09/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 2 do Bloco A do Departamentpo de Biologia do CCBS, Campus São Cristóvão.
TÍTULO: O PROFESSOR DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: concepções acerca da contextualização e de sua prática
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores; Prática docente; Sergipe
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
O ensino de ciências (e de outros conteúdos), desde as séries iniciais, deve possibilitar a formação plena do indivíduo. A escola é espaço onde somam-se as experiências cotidianas e a afetividade, com os conteúdos formais, que possibilitarão ao aluno, tanto o desenvolvimento da solidariedade como a análise crítica dos conteúdos escolares, fundamentais para a construção de sua cidadania. A partir da premissa de que o ensino contextualizado pode favorecer tais aspirações, a presente pesquisa toma como objeto de estudo os professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) que lecionam nas escolas municipais de Nossa Senhora da Glória/Se e visa analisar se no processo de ensino de ciências, as metodologias utilizadas pelos professores estão permitindo a contextualização e de que forma ou sob qual enfoque, isto está sendo feito. Para tanto, inicialmente foram aplicados questionários envolvendo questões abertas e fechadas, em seguida, entrevistas semiestruturadas serão aplicadas a um número mais reduzido de professores, que já participaram da primeira etapa. As respostas serão categorizadas baseadas em Bardin (2011). Resultados preliminares mostram que os sujeitos apresentam concepções simplistas sobre a contextualização, considerando-a apenas como uma estratégia para relacionar os conteúdos formais ao cotidiano do aluno, ou para exemplificá-lo, não extrapolando essa expectativa para sua utilização de forma reflexiva, questionadora, instigadora à criticidade. Espera-se que os resultados possibilitem a reflexão acerca da formação inicial e continuada dos professores no tocante à contextualização no ensino de Ciências e aspectos tradicionais na educação, visando a melhoria da prática docente e a aprendizagem significativa dos alunos.