Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÁSSIA ALEXANDRE TEIXEIRA BERTOLDO
DATA: 28/09/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Secretaria do NPGECIMA
TÍTULO: RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA PROMOTORA DE CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO
PALAVRAS-CHAVES: Roda de Conversa; Estratégia de Ensino; Pensamento Crítico; Capacidades.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Este trabalho apresenta resultados de uma análise sobre a Roda de Conversa como estratégia de ensino, na perspectiva do desenvolvimento de capacidades de Pensamento Crítico, capaz de possibilitar a reflexão e o diálogo de forma compartilhada. Para tal, foram realizadas três rodas de conversa com cinco turmas de 7º ano do Ensino Fundamental tendo como tema gerador o “A vida de Darwin”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. O registro foi feito em vídeo/áudio, transcrito e discutido a partir do método de análise de conteúdo. Algumas ideias se destacaram, sendo possível a construção de categorias baseadas nas capacidades de Pensamento Crítico e nos questionamentos realizados nas Rodas de Conversa. As discussões até aqui realizadas apresentaram limites e possibilidades desde a elaboração até a implementação desta estratégia,principalmente no que diz respeito ao tempo de espera. Inserir a Roda de Conversa nos contextos escolares remete à reflexão sobre diferentes estratégias de ensino que possibilitem a participação e a construção do conhecimento de forma crítica e propositiva.