Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO OIAMARE DA SILVA
DATA: 14/09/2016
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PRODEMA
TÍTULO: ESCOLAS INDÍGENAS: APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E USO DE RECURSOS DIDÁTICOS
PALAVRAS-CHAVES: educação indígena; contextualização para aprendizagem; procedimentos didáticos.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
No presente estudo busca-se analisar os conteúdos de ciências naturais propostas nas diretrizes curriculares da educação indígena, com a finalidade de diagnosticar conteúdos e sua relação com recursos didáticos para facilitar aprendizagens significativas de sua clientela. Realizou-se uma pesquisa documental em site do Ministério da Educação, Leis, Decretos, Proposta Curricular Nacional, Diretrizes e normativas que tratam da questão indígenas enquanto direito à educação escolar de qualidade para todos, independentemente da sua raiz cultural. Foram escolhidos esses documentos tendo em vista os aspectos legais e normativos em que ancoram a educação indígena no Brasil, que procuram nesse contexto reparar os danos decorridos da falta de formação para o povo indígena. Dessa forma, o estudo ressalta a importância do uso de recursos didáticos no ensino de ciências naturais para escolas indígenas e assim aprendizagens significativa e contextualizada em uma determinada comunidade indígena. Assim, esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a educação indígena, aprendizagem significativa com o uso de recursos didáticos para o ensino de ciências naturais no espaço escolar em comunidades indígenas.