Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ALDON GARÇÃO SANTOS
DATA: 20/06/2011
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do NPGED/UFS
TÍTULO: O SENTIDO DE APRENDER MATEMÁTICAACERCA DA FÓRMULA DE BHASKARA
PALAVRAS-CHAVES: Matemática; Relação com o saber; Equação do 2º grau; Bhaskara e Livro didático
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Pautada nas experiências dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental, quandoestudam a equação de segundo grau e a fórmula de Bhaskara, esta pesquisa analisa qualo sentido de aprender Matemática para esses alunos de escolas públicas do município deItabaiana/SE. De caráter qualitativo, a pesquisa tem por objetivo verificar como o alunose mobiliza para aprender os conteúdos matemáticos, tendo como foco a equação de 2°grau e a fórmula de Bhaskara, e busca compreender a relação com o saber nesta fase deaprendizagem. O aporte teórico encontra subsídio nas teorias de Bernard Charlot (2007,2005), Silva (2009), Boyer (2004) dentre outros. Os dados foram coletados porobservação das aulas, com a aplicação de questionários bem como por entrevistas, cujosresultados revelam que o aprendizado matemático, especificamente a equação dosegundo grau e a fórmula de Bhaskara, é influenciado diretamente pela presença dolivro didático, o qual, juntamente com as práticas docentes, vem contribuindo para queeste conteúdo seja visto como sem relevância para o futuro do aluno, prevalecendo àmemorização momentânea (decorar) e não o aprendizado efetivo.