Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ANTONIO DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA: 12/08/2013
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE AULA DO NPGED
TÍTULO: PRÓS E CONTRAS DA UTILIZAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Geometria, Objetos Virtuais de Aprendizagem, Taxonomia de Bloom.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
A geometria é aquele conhecimento das matemáticas deixado para ser ensinado no final do
ano letivo escolar e na maioria das vezes é não ensinada, ou ela é ensinada de forma resumida
pelo professor. Isto ocorre por ele não ter tempo de cumprir todo o programa curricular
proposto pela instituição de ensino que atua, e também porque os livros didáticos utilizados
na escola deixam o conteúdo de geometria para ser apresentado nos seus capítulos finais. Esta
pesquisa surgiu na tentativa de analisar uma aprendizagem mais significativa da matemática
possibilitando ao aluno assimilar com eficácia os conceitos de geometria através da interação
professor-computador-aluno, particularmente utilizando objetos virtuais de aprendizagem
(OVAs) voltados para o cálculo de áreas de figuras planas. Na busca e seleção de OVAs que
se adequassem ao ensino programado, detectamos fragilidades de estrutura, notação e
unidades de medida, às quais o professor deverá prestar atenção. Através de pré-testes e pós-
testes de conhecimento, com a realização de atividades vinculadas a OVAs entre a aplicação
destes, coletamos dados sobre aprendizagem que foram analisados pela taxonomia revisada de
Bloom.