Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARA MARIA AQUINO GUTERRES
DATA: 07/03/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do NPGED
TÍTULO:
UMA ANÁLISE TEXTUAL DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS NO TIMOR LESTE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Política ambiental, Programa de Desenvolvimento, Educação ambiental, Ambiente sustentável.
Desde inicio 2003 houve grande discussão entre governo, ONG nacionais e locais, sobre o grande impacto de degradação ambiental que ocorreu no Timor Leste. Tiveram as mesmas preocupações entre eles ao recuperar o ambiente depois de acontecer tantos anos destruição na história passada. Teve uma resolução na concordância que, “a unidade de gestão ambiental e de recursos naturais” com objetivo para encurtar a pobreza do ambiente. Com propor a convenção internacional de Kyoto sobre mudanças climáticas, responsável pela o efeito de estufa, protege a florestal com aumenta o número maior de produção da biodiversidade para assegurar que, a produção de alimento não seja ameaçada, e assim se admitir o desenvolvimento da economia e ambiente sustentável. Além disso, o governo de Timor Leste utilizando a convenção de Viena como uma ferramenta de controle para proteger o ambiente pela destruição da camada de ozônio e o protocolo de Montreal, sobre as substancias que, destroem a camada de ozônio. Com está ferramenta, portanto o governo de Timor Leste criar uma política da gestão do ambiente, para controlar todas as atividades e os espaços da comunidade a não degradar os recursos ambientais, porém conservar e preservar de maneira sustentável para o ambiente e á comunidade agora e para futuro. Comdescobrimento desta política e gestão ambiental, na DNMA e ONG, através da pesquisa, em fim esta pesquisa, responder a questão central: quais são as questões centrais que ocupe o lugar no debate dos textos oficiais do Timor Leste? Tendo objetivo principal de analisar e Identificar a questão que, ocupe o lugar central dos debates nos textos oficiais das políticas públicas ambientais em Timor Leste; Conhecer como as políticas ambientais na escola e na comunidade. Para responder esta, portanto optou-se uma abordagem de qualitativa através de questionamento e entrevista estruturados com os chefes departamentos na DNMA/SEMA, autoridade local e ONG “Haburas”. Alcançado os resultados com a participação máxima e fica evidenciada que, a política e gestão ambiental, aporem na comunidade levam a transformação do conhecimento de comunidade a se relaciona na natureza e desenvolvimento sustentável.