Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE MARIA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE MARIA SOARES
DATA: 08/12/2023
LOCAL: Videoconferência via Google Meet
TÍTULO: Manifestações Artísticas de Populações Pré-Hispânicas do Nordeste Brasileiro: Estudo Tecno-Tipológico dos Adornos Funerários dos Sítios Pedra da Tesoura/PB, Furna do Estrago/PE e Furna dos Ossos/PE
PALAVRAS-CHAVES: Adornos, Antropoarqueologia, Arqueologia Funerária
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Pré-Histórica

Os adornos funerários identificados nos sítios Pedra da Tesoura/PB, Furna dos Ossos/PE e Furna do Estrago/PE têm fornecido evidências significativas para a compreensão dos rituais funerários elaborados pelos povos que habitaram o Nordeste brasileiro na antiguidade. Uma característica atribuída aos adornos é sua função de acompanhar e ornar o indivíduo. A pesquisa foi realizada no Núcleo de Pesquisas e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH-UFAL/Delmiro Gouveia-AL), Laboratório de Bioarqueologia (LABIARQ-UFS/Laranjeiras-SE) e Museu de Arqueologia e Ciências Naturais-UNICAP/Recife-PE, com apoio do Instituto Memorial da Borborema. Nosso objetivo foi caracterizar e analisar as contas e pingentes, utilizando variáveis tecno-tipológicas, para determinar se havia preferências na escolha das matérias-primas e outras especificidades empregadas durante a produção, possíveis distinções intra e intersítio, contribuindo para a ampliação dos estudos sobre adornos em escala nacional e internacional. A amostra analisada é composta por 399 peças, sendo 147 do sítio Pedra da Tesoura, 12 do sítio Furna dos Ossos, e 240 do sítio Furna do Estrago. Os resultados iniciais indicaram uma diversidade na técnica de confecção dos padrões decorativos entre as amostras, característica inédita em contexto arqueológico brasileiro.

Presidente - 2583203 - ALBERICO NOGUEIRA DE QUEIROZ
Interno - 2579327 - OLIVIA ALEXANDRE DE CARVALHO
Externo à Instituição - VIVIAN KARLA DE SENA

Notícia cadastrada em: 05/12/2023 16:07