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Banca de DEFESA: FABIO ALVES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO ALVES DOS SANTOS
DATA: 26/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 408B - Didática VII
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO SONORO EM CICLOVIAS NA CIDADE DE ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ruído urbano; Ruído de tráfego veicular; Medições de ruído; Ciclovias.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental
RESUMO:

Este trabalho está inserido no contexto de crescimento do sistema cicloviário como alternativa ao tráfego intenso, promovendo bem-estar e saúde. Contudo, enfatiza que a exposição dos ciclistas ao ruído, proveniente principalmente do tráfego veicular, emerge como uma preocupação relevante para a saúde, uma vez que pode causar estresse, distúrbios do sono, impactos negativos no sistema nervoso, entre outros. Apesar da Lei Federal Nº 12.587 incentivar a mobilidade não motorizada, esta pesquisa foca na aparente falta de consideração do ruído nos critérios de implantação de ciclovias. Com base na realidade de Aracaju/SE, a investigação objetiva avaliar o impacto sonoro em ciclovias, a partir de campanhas de medição de níveis de pressão e análises de fatores de influências no ruído, como características físicas da ciclovia e entorno próximo e de tráfego veicular. A análise dos dados revelou que todos os pontos de medição dos objetos de estudo excedem os níveis de ruído permitidos por legislação específica - NBR 10151 e não atendem aos padrões mínimos da OMS. Apesar das ciclovias cumprirem critérios físicos básicos de implantação, de um modo geral, não consideram a proteção contra o ruído do tráfego para seus usuários. Uma maior distância da fonte - receptor pode mitigar os níveis de ruído, a exemplo do que foi observado no ponto P3 da Avenida Delmiro Gouveia, que apesar do alto volume de tráfego, apresentou menor nível de ruído devido ao posicionamento do canteiro que afasta a ciclovia da fonte de ruído proveniente do tráfego veicular. A complexidade da poluição sonora urbana, influenciada por diversos fatores, demanda uma análise detalhada da contribuição de diferentes tipos de veículos, sugerindo estudos complementares. A prevenção é crucial durante o projeto da infraestrutura urbana, mas medidas mitigadoras, como restrições de veículos em certos horários e técnicas de traffic calming, podem ajudar a reduzir o impacto do ruído nas ciclovias e áreas urbanas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2668851 - ITALO CESAR MONTALVAO GUEDES
Interno - 1542165 - JOSE JAILTON MARQUES
Interno - 1688806 - ANDRE LUIS DANTAS RAMOS
Externo à Instituição - ALINE LISOT ANTONETO

Notícia cadastrada em: 21/02/2024 08:50
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