A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: HELI LUCAS SANTOS PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELI LUCAS SANTOS PINTO
DATA: 06/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão (online)
TÍTULO: JOGO CIRCUITOS 3D: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Circuitos elétricos, Habilidades e Objetos de conhecimento, Aprendizagem por descoberta.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 trouxe à educação brasileira uma nova abordagem e junto com ela novos desafios e possibilidades. A compreensão da necessidade de formar estudantes com um repertório que vai além da memorização de conteúdos colocou os professores diante da necessidade de conduzir aulas mais práticas que levassem a uma percepção mais palpável da aplicação real do conhecimento a ser adquirido. Diante desse cenário, este trabalho propõe a criação e aplicação de um jogo como ferramenta no processo ensino-aprendizagem que aborda o objeto de conhecimento circuitos elétricos, do componente curricular de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. O jogo é composto por peças que se conectam para a formação de circuitos, cartas com informações sobre componentes e suas aplicações, folhas de observação e hipóteses, de forma a ser explorada a aprendizagem por descoberta. Contempla ainda um aplicativo em que as fases do jogo estão organizadas em uma sequência didática com o formato de uma espiral crescente de aprendizado. Pretende-se com este trabalho construir e verificar a eficácia do jogo no auxílio aos professores e professoras de Ciências no tocante a cumprir o que é proposto pela habilidade EF08CI02 da BNCC, que versa sobre a construção de circuitos elétricos com fios, lâmpadas e baterias, e correlacionar o que é observado com instalações elétricas residenciais. Busca preservar o rigor físico na abordagem do tema ao mesmo tempo em que evita a sobrecarga do professor com formação em outra área no que diz respeito à necessidade de investimento de tempo na preparação das aulas de um objeto de conhecimento que pertence à parte do estudo de Ciências oriunda do componente curricular de Física, extrapolando, na maioria das vezes, a formação acadêmica dos professores desse segmento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 159.506.278-57 - COCHIRAN PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Interno - 2582325 - SAMUEL RODRIGUES DE OLIVEIRA NETO
Externo ao Programa - 3628511 - MARCOS VINICIUS DOS SANTOS REZENDE
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO ARAUJO SILVA

Notícia cadastrada em: 21/02/2024 19:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19142-da426f1ea9