Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA OLIVEIRA MOTA
DATA: 01/07/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do DMA
TÍTULO: Derivadas no Ensino Médio: Reflexões e Propostas
PALAVRAS-CHAVES: Cálculo, Ensino Médio, Derivadas, GEOGEBRA
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:
Esta pesquisa busca defender uma proposta de inserção de conceitos de Calculo Diferencial
ainda no Ensino Médio, proposta esta que já vem sendo abordada por diversos pesquisadores,
tais como Ávila (1991, 1993, 2006), Duclos (1992), Machado (2008), Rezende
(2003) e outros. Inicialmente, mostraremos dados atuais que apresentam o alto índice de
reprovação nas diversas turmas de Cálculo I da Universidade Federal de Sergipe (UFS),
justicando assim a necessidade da melhor compreensão desse conteúdo. Em seguida,
apoiados nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas leituras a cerca do
tema, apresentaremos alguns esclarecimentos de como seria possível colocar em prática
esta proposta. E levado em consideração que ha muitos livros didaticos contemporâneos
do Ensino Médio que reservam alguns capítulos para tratar deste conteúdo, porem os
mesmos so fazem menção a essa proposta na terceira serie de forma, muitas vezes, isolada.
Nossa ideia seria de uma apresentação de Derivadas ja na primeira serie juntamente
com estudo de Funções e paralelamente com o estudo da Cinematica na Física. Como
ferramenta tecnologica utilizamos o software de geometria dinâmica, Geogebra, para auxiliar
no entendimento dos conceitos de maneira experimental. Dessa maneira o conteudo
pode ser apresentado, sempre desfrutando e enriquecendo o conhecimento prévio a fim de
otimizar o tempo na resolução de problemas e formalizar os conceitos desejados.