Banca de DEFESA: REGINALDO BARNABÉ GONZALEZ GRIMALDI

DISCENTE: REGINALDO BARNABÉ GONZALEZ GRIMALDI
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Sala de videoconferência do PROEE
TÍTULO: PROPOSIÇÃO E AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS ALTERNATIVAS PARA DETECÇÃO DE FALTAS DE ALTA IMPEDÂNCIA
PALAVRAS-CHAVES: faltas de alta impedância, vetores de energia dos centroides das sub-bandas espectrais, operador de energia teager, preditor linear.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Em muitas situações, o rompimento de condutores nos sistemas de distribuição, ou mesmo seu contato com superfícies de alta impedância (como árvores), não sensibiliza o sistema de proteção. Este tipo de ocorrência e suas variações são tipicamente chamados de faltas de alta impedância. Considerando de alta gravidade pelas concessionárias, o problema das faltas de alta impedância pode ocasionar uma série de prejuízos materiais e imateriais, tais como multas, sanções administrativas, acidentes e episódios de eletroplessão. O presente trabalho tem por objetivo apresentar três metodologias pouco exploradas na literatura para detecção de faltas de alta impedância baseadas em: Vetores de Energia dos Centroides das Sub-bandas Espectrais, Operador de Energia Teager e Preditor Linear. Com relação à validação dos métodos, foi criado um banco de dados por meio de simulações realizadas no programa Alternative Transients Program, com base em um sistema de distribuição real. Além das faltas de alta impedância, também foram simuladas situações de energização de carga e comutação de banco de capacitores para testar a robustez dos métodos contra prováveis falsos positivos. Um banco de dados contendo oscilografias de faltas de alta impedância também foi utilizado. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido um critério de decisão para cada método visando a detecção de faltas de alta impedância a partir dos sinais de corrente ao longo do tempo. Todos os três métodos obtiveram taxas de sucesso acima de 90%.

Externo ao Programa - 1663456 - ANDREA ARAUJO SOUSA
Interno - 2178222 - JUGURTA ROSA MONTALVAO FILHO