Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITAUAN SILVA EDUÃO FERREIRA
DATA: 28/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Seminários do DCOMP
TÍTULO: Uma Arquitetura para Planejamento de Rotas Veiculares em Cidades Inteligentes
PALAVRAS-CHAVES: Algoritmos, Cidades Inteligentes, Planejamento de Rotas, Sistemas Inteligentes de Trasporte, VANET.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:
A grande quantidade de veículos e o crescimento desordenado das cidades contribuíram para o agravamento do problema dos congestionamentos de trânsito. Grandes cidades já apresentam vários problemas decorrentes da grande quantidade de veículos, desde a poluição até a ineficiên- cia em atendimentos de emergência. Esses problemas causam grandes prejuízos à qualidade de vida das pessoas que perdem bastante tempo no trânsito, ao sistema de saúde que não consegue atender demandas emergenciais com a rapidez necessária, aos cofres públicos que precisam destinar grandes quantidades de recursos para mitigar as consequências de acidentes. Para re- solver problemas relacionados ao tráfego, uma das soluções promissoras é a implementação de um Sistema Inteligente de Transporte - SIT. Os SITs objetivam prover serviços inovadores para estabelecer sistemas de transportes mais inteligentes e harmoniosos, onde os vários usuários poderão viajar de forma mais segura e mais rápida. Nesse trabalho foi desenvolvido uma arquite- tura para avaliação de métodos de planejamento dinâmico de rotas entre veículos que permita a obtenção de rotas ótimas e sub-ótimas, computacionalmente viáveis em termos de tempo de processamento e com qualidade, considerando medidas de qualidade como níveis de conges- tionamento, comprimento de rotas e tempo de viagem. O sistema avaliado também objetivou permitir que as rotas planejadas pelos veículos, entre um ponto de origem e um ponto de destino, sejam construídas levando em consideração o planejamento dos demais veículos do domínio de atuação, permitindo o compartilhamento de informações entre os veículos e infraestruturas computacionais através de redes veiculares (VANETs). Os resultados obtidos mostraram que a existência de um sistema de planejamento dinâmico de rotas melhora as condições do trânsito, assim como, o fato de que o algoritmo seja desenvolvido com uma abordagem paralela usando GPU reduz o tempo necessário para cálculo das rotas.