Banca de DEFESA: JOSÉ DOS SANTOS MACHADO

DISCENTE: JOSÉ DOS SANTOS MACHADO
DATA: 21/08/2018
LOCAL: Sala de Seminários do DCOMP
TÍTULO: Implementação de uma Fog Computing para Fornecer StaaS a Dispositivos IoT Utilizando Sistemas Embarcados
PALAVRAS-CHAVES: Computação em Nevoeiro, Computação em Nuvem, IoT, OwnCloud, StaaS, Sistemas Embarcados, Raspberry PI, Banana PI, FogSys
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação

A IoT (Internet das Coisas) necessita de muitos serviços para ser uma realidade, por ter recurso de processamento e armazenamento muito restrito, a sua interconexão com a Cloud Computing é um fator relevante e de elevada atenção para pesquisadores do mundo inteiro. As questões de latência, big data, armazenamento e poder de processamento próximo dos dispositivos de borda, fez com que surgisse a Fog Computing. A Fog Computing é a interligação entre os dispositivos IoT e a Cloud Computing, e pode levar poder de processamento e armazenamento aos dispositivos IoT, sendo possível o surgimento de novas tecnologias e aplicações para poder sanar essas deficiências encontradas hoje. Esta dissertação apresenta o conceito da Fog Computing, seus desafios, sua contextualização teórica, os trabalhos correlatos junto com a revisão sistemática e realiza a implementação e análise de uma Fog Computing, para fornecer StaaS (Storage as a Service), a dispositivos IoT utilizando plataformas de sistemas embarcados e compara seus resultados com os obtidos por um servidor de alto desempenho. Desenvolve o sistema FogSys com o objetivo principal de simular, receber, validar e armazenar os dados de dispositivos IoT para serem transferidos para Cloud Computing, funcionando como uma Fog Computing para fornecer o serviço de StaaS (Storage as a Service). Os resultados demonstraram que a implementação desse serviço em dispositivos de sistemas embarcados pode ser uma boa alternativa para reduzir um desses problemas, no caso, o armazenamento de dados, que atinge hoje os dispositivos IoT.

Presidente - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Interno - 3153614 - ADMILSON DE RIBAMAR LIMA RIBEIRO