Banca de DEFESA: ANDRÉ SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE: ANDRÉ SANTOS OLIVEIRA
DATA: 16/08/2017
LOCAL: Sala de Seminários DComp/UFS
TÍTULO: Uma Proposta de Ensino Semipresencial de Programação Apoiada por Juiz On-line e Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel
PALAVRAS-CHAVES: ensino de programação, ensino semipresencial, ambiente virtual de aprendizagem, juiz on-line, aprendizagem móvel, REUNI
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

A programação de computadores é parte integrante do currículo de diversos cursos nas áreas de computação e das engenharias. Contudo, o processo de ensino e aprendizagem de programação é uma tarefa complexa pois diversos são os problemas enfrentados pelos alunos e professores durante esse processo. A evolução na área de Tecnologia da Informação e Comunicação está permitindo mudar o processo de ensino e aprendizagem para atender as novas demandas da educação. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e outras ferramentas, como sistemas de juízes on-line, surge como uma proposta para atender as novas necessidades educacionais no cenário de ensino e aprendizagem de programação. Além disso, nos últimos anos, os avanços na área de computação móvel permitem mais uma alternativa para ampliar o processo de ensino e aprendizagem na área educacional. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma proposta de metodologia semipresencial para ensino de programação apoiada por juiz on-line e por ambientes virtuais de aprendizagem Web e móvel. Essas ferramentas computacionais foram descritas com suas principais funcionalidades adaptadas e utilizadas para a metodologia proposta. A proposta foi avaliada através de um estudo de caso em turmas da disciplina de Introdução à Ciência da Computação (ICC) do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Sergipe (DComp/UFS) que possui em seu conteúdo programação de computadores. Primeiramente, o estudo analisou o desempenho acadêmico das turmas da disciplina ICC do DComp/UFS que utilizaram a abordagem tradicional, de 2002 à 2016, sob a ótica do REUNI, onde foi evidenciado melhores desempenhos das turmas antes do REUNI. Em relação às turmas que utilizaram a metodologia proposta, de 2015 a 2016, os resultados foram comparados com os das turmas passadas após o REUNI ministradas por apenas professores efetivos. Foi identificado que as turmas de 2016 que utilizaram a metodologia proposta tiveram melhores resultados do que as turmas de 2015 e do que as turmas após o REUNI e ministradas apenas por professores efetivos. Foram avaliados que os cumprimentos de atividades do Roteiro de Estudo e a utilização do juiz on-line The Huxley pelos alunos para as atividades práticas de programação influenciam na aprovação do aluno. Além disso, foram realizadas pesquisas com os alunos que permitiram identificar que a experiência na utilização da metodologia proposta e de suas ferramentas de apoio se mostraram eficazes, mas que há algumas melhorias propostas a serem aprimoradas na metodologia. Como contribuição, espera-se que essa metodologia proposta e as ferramentas que a apoiam possam ser empregadas em outras turmas, em outras disciplinas e em outras instituições de ensino, podendo assim melhorar o aprendizado de programação que é uma das bases de conhecimento da Engenharia de Software e da Computação.

Presidente - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO
Interno - 2527554 - HENDRIK TEIXEIRA MACEDO