Banca de DEFESA: ITALO PEREIRA TELES

DISCENTE: ITALO PEREIRA TELES
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Sala Seminário - 1º andar do departamento de Computação - UFS
TÍTULO: BPM4SERVICES: FRAMEWORK DIRIGIDO A MODELOS PARA AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de Processos de Negócio, Arquiteturas Orientadas a Serviços, Abordagens Dirigidas a Modelos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Organizações estão cada vez mais conscientes da importância da definição e gerenciamento de seus processos, dessa forma, a Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management - BPM) tem evoluído ao longo dos últimos anos. Conceitos como Arquiteturas Orientadas a Serviços (Service Oriented Architecure - SOA) auxiliam na aproximação entre negócio e tecnologia, facilitando a comunicação e entendimento das reais necessidades do negócio. Adicionalmente, o paradigma Model Driven Engineering (MDE) promove a criação de softwares baseados em modelos, o qual visa aumentar a produtividade no desenvolvimento de soluções independentes de plataformas e com um menor custo de implementação. Nesse contexto, este trabalho apresenta o BPM4Services, um framework dirigido a modelos para automação de processos de negócio baseado em uma Arquitetura Orientada a Serviços. O framework tem como objetivo direcionar o desenvolvimento de soluções orientadas a processos de forma eficiente e padronizada, integrando os conceitos de BPM, SOA e MDE. Uma análise do BPM4Services, através de um caso exemplo, foi realizada no processo de Triagem Neonatal no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, demonstrando a utilização e viabilidade do framework.

Presidente - 2685432 - ADICINEIA APARECIDA DE OLIVEIRA
Interno - 2128052 - DOUGLAS DYLLON JERONIMO DE MACEDO