Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ LUÍS MONTEIRO DA CONCEIÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ LUÍS MONTEIRO DA CONCEIÇÃO
DATA: 15/12/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: Formação Inicial de Professores e Práticas Avaliativas na Perspectiva da Aprendizagem Inventiva
PALAVRAS-CHAVES: processos (auto)formativos; avaliação; aprendizagem; invenção; pesquisa- intervenção.

Esta pesquisa de tese tem como objetivo geral compreender os processos avaliativos desenvolvidos com os estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), relacionando-os à promoção da aprendizagem inventiva. Defende-se uma proposta de avaliação que permita ao aluno abrir espaço-tempo para a invenção de si e do mundo, a pensar criticamente, tomar atitudes e decisões, adaptar-se, sair da condição de objeto para sujeito das ações pedagógicas, aprender e desaprender do ponto de vista da problematização. Epistemologicamente, este estudo apoia-se na teoria da complexidade para entender as implicações do processo de aprendizagem inventiva dos licenciandos a partir de um olhar transdisciplinar, considerando as incompletudes, a interdependência e as correlações entre as incertezas, as desordens e as contradições para além da linearidade de pensamentos. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa por abordar diferentes contextos, dimensões, experiências, vivências e peculiaridades dos 30 participantes, por meio da metodologia da pesquisa-intervenção, com vistas à transformação de espaços em que pesquisador e os pesquisados estejam imbricados em um processo de reflexão-ação-reflexão para a apropriação de diferentes saberes. Para tanto, realizar-se-á um itinerário formativo com a carga horária de 30 horas, no componente curricular Tópicos Especiais na Educação Contemporânea, no Departamento de Educação. No que se refere aos dispositivos, utilizar-se-ão memorial narrativo, app-diário e conversas correntes para a produção de dados e informações. A análise apoiar-se-á no campo das noções subsunçoras por meio das opreações cognitivas com definição dos fenômenos e dos elementos significativos, a partir do exame minuncioso e da observação das densidades, dos aconteceimentos e das unidades de significação em temas e campos. Espera-se, com este trabalho, desterritorizalizar o ensinar, o aprender, o avaliar com práticas descontextualizadas que desvalorizam os conhecimentos prévios dos estudantes. Esta proposta de tese fundamenta-se no indeterminado, no imprevisível e na desestabilização das certezas que circundam a formação inicial de professores em relação às práticas avaliativas.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Externo à Instituição - GABRIELA BELO DA SILVA
Externo à Instituição - LISIANE CÉZAR DE OLIVEIRA
Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO