Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ BATISTA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ BATISTA DE SOUZA
DATA: 31/10/2023
LOCAL: Auditório da Pós Graduação Prédio Didática 2
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA
PALAVRAS-CHAVES: Curso de Pedagogia; Formação de Professores; Práticas pedagógicas; Tecnologias digitais.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

As práticas pedagógicas, no contexto educacional, quando bem organizadas, tendem a possibilitar um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, contribuindo, desse modo, para a formação de um aluno mais autônomo e protagonista (Freire, 1996; Franco, 2015; Cunha, 2016; Bacich; Moran, 2018). Essas práticas não podem/devem ser realizadas aleatoriamente, pelo contrário, carecem de intencionalidades (Franco, 2015, 2016, 2017, 2020), e devem ser mediadas pela interação professor-aluno-conhecimento, (Caldeira; Zaidan, 2010). Em tempos de cultura digital, essas práticas devem acompanhar as mudanças pelas quais passa a sociedade, oportunizando aos alunos aprender de diferentes formas, dentre elas, com o uso de tecnologias digitais, que apresentam grande potencial de inovação (Riedner; Pischetola, 2021; Bonorino, 2021; Meinhardt; Vaz; Jung, 2021). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é compreender como os professores do curso de Pedagogia da Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB) utilizam as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas e se essas contribuem para a formação de pedagogos críticos em relação à utilização dessas tecnologias em sua futura profissão. Metodologicamente, fazemos uso da pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento (Morosini; Santos; Bittencourt, 2021), da pesquisa documental (Oliveira, 2007), a partir do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da instituição lócus da investigação), e da pesquisa de campo (Triviños, 1987; Gonsalves, 2001). Quanto à abordagem, optamos pela pesquisa qualitativa, por ela valorizar a subjetividade do processo investigativo (Bogdan; Biklen, 1994), e por aprofundar-se no mundo dos significados das ações e relações humanas (Minayo, 2001). Por investigar um fenômeno específico em um lócus específico, esta pesquisa também se apresenta como um estudo de caso (Yin, 2010), tendo o questionário, a entrevista semiestruturada, o grupo focal e o PPC do curso de Pedagogia como instrumentos de geração de dados. Em relação ao tratamento dos dados, faremos uso da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2021). Como resultados, esperamos encontrar exemplos de boas práticas pedagógicas com tecnologias digitais que possam ser levadas para as futuras práticas dos acadêmicos, e que sirvam de indicativos para outros cursos de Pedagogia.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Externo à Instituição - LEANDRO SILVA MORO