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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARISTELA FELIX DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARISTELA FELIX DOS SANTOS
DATA: 17/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Pós Graduação Didática 2, 1º andar
TÍTULO: ARGUMENTAÇÃO E SUA METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação nos anos iniciais; Ensino e aprendizagem; Formação continuada.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

A formação oferecida aos docentes, nos cursos de formação continuada, para que eles possam mediar ensino de argumentação nos anos iniciais da educação básica é insatisfatória, por três razões. Em primeiro lugar, não existe, na formação continuada, oferta suficiente para atender à demanda por tais cursos. Consequentemente, muitos docentes se dispõem a ensiná-la sem nenhuma formação apropriada, já que esta não integra os currículos de formação inicial em pedagogia. Em segundo lugar, consideramos que nem todas as concepções teóricas do processo de argumentação e de sua metodologia de ensino conseguem atualizar o professor para mediar o ensino de argumentação, em parte por não compreenderem o processo de argumentação tal como efetivamente ocorre, e em parte por implicarem uma metodologia ineficaz para formação de argumentadores em tempo real. Quanto a este ponto, propomos que, nos cursos de formação continuada, o ensino de argumentação tenha como seu embasamento teórico a perspectiva interacional. A opção por esta linha resultou de sua comparação com outras concepções sobre argumentação. Em terceiro lugar, falta definir se os cursos para professores dos anos inicias devem ser restritivos ou não a tais professores, o que só é possível mediante pesquisa que determine se pode ser-lhes aplicada a mesma metodologia aplicável às demais etapas da educação básica. Caso seja constatado que a metodologia de ensino constante na perspectiva da argumentação na interação precisa ser adaptada à especifica condição das crianças, defenderemos que os cursos para professores dos anos iniciais sejam exclusivos para eles. Caso contrário, estes professores poderão frequentar cursos mistos. Trata-se de uma investigação qualitativa, no que se refere à natureza dos dados e, quanto aos procedimentos metodológicos, de um estudo de caso cujos dados foram coletados no projeto de extensão “Ensino de Argumentação na Escola” (ENARE) realizado com docentes que atuam nos anos iniciais da educação básica. Para essa coleta, utilizamos questionários de sondagem, observação participante, diário de campo, fontes documentais e entrevista com 5 professores que participaram da ação formativa desenvolvida pelo ENARE (a última ainda será realizada). Espera-se que os resultados desse estudo, somados a saberes já construídos, contribuam para fomentação e melhoria da oferta da formação continuada sobre essa temática e para o delineamento de metodologia que considere as especificidades de ensinar argumentação às crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 033.879.514-69 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS
Externo ao Programa - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI

Notícia cadastrada em: 05/10/2023 10:12
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