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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARYNARA COSTA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARYNARA COSTA SANTOS
DATA: 27/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de estudos III, didática II.
TÍTULO: O CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO CRISTÓVÃO-SE: UM OLHAR A PARTIR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Dimensão ambiental, Pensamento Complexo, Interdisciplinaridade, Formação Continuada.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A inserção da Educação Ambiental (EA) no setor legislativo deu-se a partir da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), em 1981, com vistas ao asseguramento de sua inserção em todos os níveis de ensino. Além disso, outras implementações, como na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) de 1999, também ocorreram e, de modo similar a PNMA, discutem a EA enquanto um tema que deve estar presente nos currículos, subsidiando o funcionamento da educação brasileira. No entanto, o enfoque temático e disciplinar da EA nesses documentos não possibilita o aprofundamento das questões socioambientais considerando a importância da formação de sujeitos críticos. Nesse sentido, a dimensão ambiental é considerada um processo intrínseco à educação que busca, em sua complexidade e interdisciplinaridade, ultrapassar a abordagem de questões socioambientais, discutidas de maneira descontextualizada, pontual e despolitizada. Assim, tendo em vista que a formação docente, baseada nos documentos legais supracitados, têm ocorrido distante da perspectiva da dimensão ambiental e que a formação continuada surge para o aperfeiçoamento da prática docente, o objetivo geral deste trabalho é compreender o processo de formação continuada em EA de docentes da rede pública municipal de São Cristóvão-SE. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo, explicativa e se configura enquanto pesquisa de campo. A produção de dados será realizada a partir da técnica de entrevista semiestruturada com o(s) funcionário(s) responsável(is) pela formação continuada em São Cristóvão-SE a fim de identificar as ações de formação continuada com foco na EA que os docentes vinculados à Secretaria Municipal de Educação têm participado, podendo assim, realizar um mapeamento dessas ações, bem como tomar conhecimento de fontes documentais e caracterizar as necessidades referentes à formação continuada. Para a análise dos dados será utilizada a técnica de Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Interno - 151.117.505-25 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Presidente - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO

Notícia cadastrada em: 06/09/2023 08:13
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