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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS WENDEL SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS WENDEL SILVA SANTOS
DATA: 01/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: O MESTRE METAMORFO E SUA AÇÃO DRAMÁTICA: TEATRO E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO CONTEXTO DO AUTISMO.
PALAVRAS-CHAVES: Autismo. Teatro. Comunicação Alternativa. Contágio. Inclusão.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O teatro se constitui como um campo de possibilidades, o lugar em que as pessoas são postas a uma espécie de encontro de tensões estéticas com o outro. Quando essa arte chega à escola e/ou instituições de saúde, funda um ambiente de convivialidades, corporeidades e contágios. Nesses espaços de trocas a arte teatral engendra-se enquanto um importante caminho para consolidação do processo de inclusão da pessoa com deficiência. Esta obra busca compreender como o trabalho em grupo com teatro e comunicação alternativa pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem e expressão da criança e adolesceste com autismo. As encruzilhadas metodológicas desta experiência teatral contribuíram para repensar a pesquisa-ação colaborativa-crítica, dando nossos tons, cores e nuances. Ao consubstancializar duas abordagens de produção de conhecimento, pesquisa-ação e escrita dramatúrgica, principiou-se a tentativa de compor a pesquisa-ação dramática, assim, de poetizar o fazer científico. Como em toda criação teatral, foi necessário estruturar o percurso que deu origem a tessitura artística deste manuscrito. Os participantes foram 47 crianças e adolescentes com autismo, atendidos no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), localizado na cidade de Aracaju, Sergipe. Foram emaranhadas onze etapas que por vezes aconteceram concomitantemente, a saber: Etapa 1) Encontros de sondagem das atividades realizadas pelo projeto de comunicação alternativa realizado no CER IV; Etapa 2) Oficinas experimentais com teatro de animação e comunicação alternativa; Etapa 3) Planejamento de 77 encontros de ensino de teatro com foco em comunicação alternativa; Etapa 4) Realização dos 77 encontros no projeto de extensão "Teatro e o uso de sistemas pictográficos da comunicação alternativa para crianças com deficiência"; Etapa 5) Rodas de conversa para apresentação do projeto às profissionais do CER IV; Etapa 6) Formação em comunicação alternativa e teatro para as profissionais do CER IV; Etapa 7) Escuta individual das famílias das crianças e adolescentes atendidos no projeto; Etapa 8) Trabalho colaborativo junto às profissionais do CER IV; Etapa 9) Roda de conversa em grupo com as famílias das crianças e adolescentes atendidos; Etapa 10) Transcrição dos encontros realizados em cada uma das etapas; Etapa 11) Análise e discussão dos dados. Pretende-se com este estudo contribuir para o panorama das pesquisas que relacionam o ensino de teatro para pessoas com autismo e elaborar estratégias que viabilizem o desenvolvimento da comunicação, expressão e linguagem dessas pessoas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo ao Programa - 2027326 - CARLOS CEZAR MASCARENHAS DE SOUZA
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI

Notícia cadastrada em: 22/08/2023 08:52
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