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Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE BRÁS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE BRÁS DOS SANTOS
DATA: 28/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/xhn-nwjn-jpg
TÍTULO: GÊNERO, FEMINISMO E EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Violência. Gênero. Interseccionalidade. Representações Sociais. Educação.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Pesquisadores/as de distintas áreas do conhecimento, especialmente os/as estudiosos/as da educação têm percebido, no Brasil e mais especificamente no Nordeste, a predominância de uma hierarquia educacional e cultural que subsidia os processos formativos dos/as professores/as e, consequentemente, suas práticas educativas nos espaços urbanos em detrimento e consequente silenciamento das mesmas nos espaços rurais. Pressupõe-se que as concepções tradicionais colonizadoras influenciam na construção das representações sociais sobre a violência contra a mulher, na formação das identidades de gênero, etnia, diversidade e territorialidade. Questiona-se como estudantes de Pedagogia residentes no campo constroem representações sociais sobre a violência contra a mulher? O objetivo geral é: Analisar as representações sociais que estudantes de Pedagogia residentes no campo têm sobre a violência contra a mulher. inseridas no cenário do Território de Indenidade do Piemonte Norte do Itapicuru, no Semiárido Baiano, onde está localizado o Departamento de Educação – Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. A pesquisa segue a abordagem qualitativa crítica, para responder questões importantes como a experiência social é criada para expor e criticar as formas de desigualdade e discriminação que operam no cotidiano das pessoas, particularmente das mulheres. O recorte temporal adotado tomará como premissa os dados estatísticos e teóricos publicados nos últimos 5 anos. Para a coleta dos dados, utilizaremos os dispositivos de pesquisa por meio da consulta a várias fontes: (Mapa da Violência, no Brasil, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 relativos à violência letal e sexual de meninas e mulheres no Brasil, Protocolo de Feminicídio da Bahia, Banco de Teses Dissertações do Portal de periódicos da Capes, com a finalidade de mapear trabalhos nacionais e internacionais relevantes sobre o tema; Sempre Viva Organização Feminista – SOF, Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE; Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB); Articulação do Semiárido Brasileiro-ASA. Serão priorizadas entrevistas narrativas com estudantes do Curso de Pedagogia residente nos territórios campesinos para conhecer suas histórias de vida e experiências de violência, documentadas também com o diário de bordo. A análise e interpretação será subsidiada na epistemologia feminista decolonial e interseccional associada à Teoria das Representações Sociais, partindo da premissa de que a formação das estudantes de Pedagogia perpassa por experiências no espaço familiar, acadêmico e principalmente nos espaços não escolares.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 00.000.000/0000-00 - ALICE MARIA JUSTA FERREIRA MENDONÇA
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Externo à Instituição - JESANA BATISTA PEREIRA
Presidente - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ

Notícia cadastrada em: 18/08/2023 09:11
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