A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAN LIMA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAN LIMA SANTOS
DATA: 01/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: ITINERÂNCIAS DOCENTES EM CENÁRIOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: práticas e experiências com dispositivos móveis
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação e Prática Docente; Saberes Experienciais; Tecnologia Móvel; Cenários Virtuais de Aprendizagem.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A investigação em tela, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), e integrada a Linha de Pesquisa Formação e Prática Docente e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq) objetiva compreender como as práticas docentes oriundas da experiência com os dispositivos móveis, no Ensino Remoto Emergencial (ERE), estão presentes no contexto da sala de aula, ao considerar o itinerário prático e formativo vivenciado pelos professores durante a pandemia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com viés descritivo e exploratório, caracterizado como estudo de caso com base nos pressupostos metodológicos de Robert Yin (2006). Os interagentes da pesquisa são professores efetivos atuantes no Ensino Fundamental público em Jeremoabo/BA, lotados em três instituições municipais localizadas no centro da cidade. Para a produção e coleta dos dados, estamos utilizando questionário, entrevista semiestruturada e análise de documentos (instruções normativas, resoluções, publicações em redes sociais, etc.). Os dados serão analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (2016). Almejamos com esse estudo propor reflexões acerca das mudanças tecnológicas ocorridas na Educação jeremoabense e na prática docente a partir do que foi vivenciado e experienciado pelos professores com o ensino remoto. Logo, acreditamos que tais experiências foram capazes de aperfeiçoar as competências e habilidades docentes com o digital, potencializando o processo de apropriação tecnológica para o uso dos dispositivos móveis com fins didático-pedagógicos no âmbito da sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ RICARDO LUCAS VIEIRA
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 915.198.615-91 - CLAUDIO PINTO NUNES
Externo à Instituição - MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA

Notícia cadastrada em: 10/08/2023 07:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e