A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: ROSINÂNGELA CAVALCANTI DA SILVA BENEDITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSINÂNGELA CAVALCANTI DA SILVA BENEDITO
DATA: 21/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO ON-LINE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa-formação na cibercultura. Educação on-line. Pibid. Formação docente. Matemática.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Esta tese foi construída a partir do estudo da Educação on-line desenvolvida na formação inicial de professores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Matemática. Tendo como objetivo compreender as contribuições da Educação on-line para a formação e prática docente, a partir das experiências cotidianas vivenciadas no Pibid Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras, na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a metodologia da pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, 2014) partindo do conceito de Educação on-line (SANTOS, 2014) e tendo como base epistemológica os princípios da multirreferencialidade (ARDOINO, 1998, MACEDO, 2009) e a pesquisa com os cotidianos (CERTEAU, 1994; ALVES, 2008). Foram analisadas as narrativas dos oito praticantes culturais do Pibid Matemática, utilizando como dispositivos de pesquisa, os seus app-diários (LUCENA, SANTOS, 2019) com as itinerâncias formativas de cada pibidiano, a partir de uma interpretação hermenêutica (MACEDO, 2009). Nos resultados da pesquisa, foram identificadas as seguintes noções subsunçoras: Espaçostempos on-line de cocriação no Pibid Matemática e Formação e prática docente de Matemática na cibercultura: autorias emergentes. A partir dessa análise, conclui que a Educação on-line pode contribuir para a formação e prática do professor, possibilitando a comunicação, colaboração, cocriação e autoria de dispositivos para suas aulas de forma motivadora e significativa, ressignificando a formação de professores de Matemática. Dessa forma, considero o Pibid como um terceiro espaçotempo de formação on-line.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FELIPE DA SILVA PONTE DE CARVALHO
Interno - 00.000.000/0000-00 - JOSÉ PAULO GOMES BRAZÃO
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 10/08/2023 07:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e