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Banca de DEFESA: LUANNE MICHELLA BISPO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANNE MICHELLA BISPO NASCIMENTO
DATA: 01/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NAS PRÁTICAS DOCENTES: (DES)ATANDO O NÓ GÓRDIO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica, Questões Socioambientais, Currículo de Sergipe, Práxis docente.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Entendo a crise socioambiental contemporânea também como uma crise civilizatória faz-se primordial atrelar o debatimento acerca da Educação Ambiental (EA) crítica enquanto projeto educacional, a fim de que os processos educativos fomentem a reorganização da societária, em que todos assumam suas corresponsabilidades, e os educandos sejam capazes de refletir sobre os principais problemas socioambientais, bem como para traçarem metas para enfrentá-los. Nesse sentido, na tentativa de fugir das lógicas dominantes, instituintes, homogeneizante, propus-me a alicerçar-me nos princípios da teoria da complexidade moriniana para pensar a pedagogia complexa ambiental. Nesse intento, o objetivo geral da presente pesquisa foi compreender quais “nós górdios” nas questões socioambientais estão sendo (des)atados pelos educadores do Colégio Estadual Prof. Mª das Graças Azevedo Melo (CEPMGAM). A pesquisa tem caráter qualitativo, pois caracteriza-se pela compreensão do fenômeno em análise no contexto o qual se insere e ocorre. O método adotado foi a Etnopesquisa Crítica. A metodologia foi dividida em pesquisa documental e trabalho de campo. Foram analisados documentos, tais como: Projeto Político Pedagógico, planejamentos semanais do educador, projetos, questionários e entrevistas, Leis Ambientais e/ou Educacionais, Currículo de Sergipe. Os sujeitos participantes da pesquisa foram as equipes diretiva e docente do CEPMGAM. Como resultado, foi possível verificar: a) Nem todo educador do CEPMGAM tenta desatar os nós górdios das questões socioambientais. Aqueles que o fazem, empenham-se principalmente por meio de ações e projetos significativos junto à comunidade. Entretanto, acabam caindo em armadilhas e subterfúgios usados pelas políticas curriculares nacionais e sergipana. Mesmo com suas práticas docentes enquanto sujeitos alexandricos, corroboram com às lógicas do capital e da educação neoliberal. b) O Currículo de Sergipe não aborda as questões socioambientais na perspectiva da EA crítica, bem como não contempla as idiossincrasias da comunidade sergipana. Além disso, em conjunto com as políticas educacionais, têm instituídos armadilhas paradigmáticas, que tem tecido amarras invisíveis que impelem os educadores de rumarem em direção a uma educação emancipadora. c) A APA Morro do Urubu, diante da falta de envolvimento com a comunidade do CEPMGAM, e de seus próprios conflitos, irresolutos há quase três décadas, também não representou ser um sujeito alexandrico no desate dos nós górdios das questões socioambientais. d) As políticas públicas ambientais e educacionais, apesar de suas relevâncias nesse complexo emaranhando de nós, têm diametralmente contribuído para que nenhum sujeito ou estrutura alexandricas possam desatar os nós górdios. Desta feita, têm tecido entrelaçamentos mediante decretos, projetos de lei, resoluções entre outras normativas, para assegurar que os objetivos da educação neoliberal sejam cumpridos. Nessa perspectiva, ainda que os sujeito envolvidos percebam o emaranhamento que os coíbe de avançar nas direções que almejam, tais estruturas tem se auto-organizado para que não possam romper com suas amarras. Requer-se assim, uma ruptura de paradigmas. No entanto, mesmo que estejamos longe de uma superação paradigmática educacional, a pedagogia ambiental da complexidade, auxiliarão na construção da trajetória de enfrentamentos às barreiras que surgirem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Externo ao Programa - 1494768 - MARCELO ALARIO ENNES
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO LEANDRO BARZANO
Presidente - 151.117.505-25 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO

Notícia cadastrada em: 08/08/2023 08:25
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