A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALNA PATRICIA DE OLIVEIRA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALNA PATRICIA DE OLIVEIRA ANDRADE
DATA: 18/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: Configurações do serviço de orientação educacional em colégios de aplicação: tessituras de um estudo comparativo (1959-1996)
PALAVRAS-CHAVES: Colégios de Aplicação. Ensino Secundário. História da Educação. Orientação Educacional. Serviço de Orientação Educacional.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa apresenta uma investigação historiográfica da denominada orientaçãoeducacional, tomando como recorte específico configurações do serviço de orientaçãoeducacional implantado e desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal deSergipe e na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,no período de 1959 a 1996. Este estudo propôs-se a discutir as seguintes questões: Quais eramos pressupostos pedagógicos relacionados ao SOE? Como o SOE foi implantado e organizadonos colégios de aplicação da Universidade Federal de Sergipe e da Faculdade de Educação daUniversidade de São Paulo? Como era sua atuação junto aos alunos e professores queatuavam nessas instituições? Existiam diferenças e semelhanças quanto à forma deimplantação, aos métodos pedagógicos adotados e à importância atribuída ao serviçooferecido de acordo com as instituições pesquisadas? A partir destas questões, o objetivoprincipal foi compreender como se deram a implantação, o processo de funcionamento e aspráticas pedagógicas desenvolvidas no SOE do Colégio de Aplicação da UFS, estabelecendouma relação comparativa com o SOE da Escola de Aplicação da FEUSP. Para tanto, osobjetivos específicos foram: analisar o conceito de Orientação Educacional, seu significado eatribuições no contexto educacional; identificar as principais ideias que circulavam sobre oSOE e que contribuíram para a formação do orientador educacional; discutir a atuação doSOE junto aos alunos e professores do Colégio de Demonstração e da Escola de Aplicaçãopaulista; analisar a necessidade da implantação e a importância do SOE no Ginásio deAplicação da FCFS e no Colégio de Aplicação da UFS; comparar o Serviço de OrientaçãoEducacional das instituições pesquisadas. A investigação utiliza a pesquisa documentalconjugada com a História Oral Temática. Foram utilizadas como fontes: legislações,regimentos, atas de reuniões, manuais, diários de classe, estatutos, projetos pedagógicos,livretos e fotografias, coletados nas instituições pesquisadas e em acervos pessoais, além dejornais e relatos orais e escritos. As hipóteses suscitadas decorrem de que o Serviço deOrientação Educacional preocupava-se mais com as questões comportamentais do que com assituações de ensino e aprendizagem; os alunos atendidos pelo SOE ficavam estigmatizados eeram reconhecidos e tratados como alunos-problema; a criação e a implantação do SOEacabou se tornando mais um mecanismo de culpabilização individual do aluno pelo fracassoescolar; a comunidade escolar não creditava relevância ao trabalho exercido por esse serviço,o que possibilitou que ele deixasse de ser obrigatório por meio da Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 426612 - JOSÉ GENIVALDO MÁRTIRES
Externo ao Programa - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - NORBERTO DALLABRIDA

Notícia cadastrada em: 02/08/2023 11:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e