Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA COSTA MORAES DE SANTANA
DATA: 15/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de estudos III, didática II.
TÍTULO: A ESCRITA DAS ALUNAS NOS JORNAIS ESTUDANTIS DO ATHENEU SERGIPENSE (1942 1959)
PALAVRAS-CHAVES: Alunas Secundaristas. Atheneu Sergipense. Cultura Material Escolar. História do Ensino Secundário. Jornal Estudantil.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente dissertação, em construção, tem como objeto de estudo “A Escrita das Alunasnos Jornais Estudantis do Atheneu Sergipense (1942 – 1959”), tendo como fonte os jornaisestudantis A Voz do Estudante, O Ateneu e O Eco, produzido por alunas dessa instituição deensino secundário, localizada na cidade de Aracaju/Sergipe. A pesquisa tem como objetivogeral analisar os escritos das discentes que cursavam o ensino secundário nesse períodohistórico. Traçamos como objetivos específicos: a) investigar as escritas femininas nosjornais estudantis do Atheneu Sergipense; b) mapear as temáticas, enunciados erepresentações exploradas nas escritas femininas; c) analisar os itinerários escolares dasalunas secundaristas que escreviam nos jornais. O marco temporal foi delimitado de acordocom a localização das escritas de mulheres nos jornais do ensino secundário sergipano,dentro de um Projeto mais amplo, que conta com financiamento do Conselho Nacional deDesenvolvimento Científico e Tecnológico. A metodologia adotada foi o diálogo com abibliografia e fontes, tais como: leis, regulamentos, relatórios, atas, cadernetas, livro depenalidades e os números de edições dos próprios jornais, bem como entrevista com umaex-aluna. Sendo assim, esse trabalho se insere no campo da História da Educação, naperspectiva da História Cultural, utilizando-se dos conceitos de: representação a partir deChartier (1990, 2002); cultura material escolar de Felgueiras (2010) e Escolano (2017). Oestudo explora como as páginas desses jornais revelam aspectos do pensamento de jovenssergipanas em meados do século XX e seu diálogo com as práticas educativassecundaristas. A pesquisa apresenta também a materialidade desses jornais e o ideáriofeminino visualizado por meio dessas escritas.