A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KAROLLINY DO LIVRAMENTO MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KAROLLINY DO LIVRAMENTO MELO
DATA: 31/07/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório Didática II
TÍTULO: AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES QUE ATUAM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO – SE
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Teorias da aprendizagem. Formação continuada. Ensino-aprendizagem.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A formação docente é considerada um processo ininterrupto, que se dá desde a formação inicial até o último dia que o profissional leciona em sala de aula. Porém, esse desenvolvimento vai além da aquisição de conhecimentos específicos dos componentes curriculares lecionados, é necessário ao docente, compreensão de conceitos pedagógicos, socioemocionais, culturais e de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as Teorias da aprendizagem atuam como ponte na compreensão e construção de uma didática efetiva, que leva em consideração as diferentes formas de aprendizagem e as fases de desenvolvimento de cada discente. Por isso, o principal objetivo desse trabalho é compreender a relação entre as ações formativas ofertadas aos docentes e as Teorias da aprendizagem, tendo em vista o reconhecimento e a aquisição de conhecimento dessas pelos docentes. Essa pesquisa educacional apresenta abordagem qualitativa, que a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas visa caracterizar o perfil dos profissionais, a familiaridade desses com as Teorias da aprendizagem e os pressupostos teóricos que embasam as ações formativas a eles propostas. A análise dos dados coletados será efetuada por meio da Análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016), a partir de triagem e categorização das informações obtidas. Acreditamos que esses dados são cruciais no desenvolvimento de estratégias para o aprimoramento teórico dos profissionais que atuam nas Instituições investigadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA

Notícia cadastrada em: 27/07/2023 13:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e