Banca de QUALIFICAÇÃO: JAYNE DOS SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE: JAYNE DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGS, Didática II, piso superior
TÍTULO: Realidade aumentada no ensino de língua inglesa: contribuições da formação de formadores
PALAVRAS-CHAVES: realidade aumentada; ensino de língua inglês; formação de formadores.

Esta pesquisa tem por objetivo compreender as contribuições da formação deformadores na construção de um curso de formação de professores de línguainglesa para o uso de realidade aumentada, durante a realização de projeto decooperação internacional financiado pela FAPITEC e desenvolvido, no ano de 2021,entre a Universidade Federal de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e daCultura de Sergipe e a Universidade de Miami. O aporte teórico se fundamenta emautores que discutem o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação naeducação, a inserção e prática da realidade aumentada, virtual e mista no ensino delíngua inglesa, formação de formadores para a construção de habilidades naassociação de tecnologias imersivas e ensino e formação docente. Esta é umapesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação participativa e está inseridana linha de Tecnologias, Linguagens e Educação. Para a geração de dados foramutilizados como instrumentos as gravações dos encontros realizados durante aformação dos formadores, na plataforma Google Meet. A análise de dados se baseiano modelo combinado entre a Pesquisa Docente de Freeman (1998) e os processosde codificação de Auerbach e Silverstein (2003) propostos por Santos (2020) eSantos (2021). Como resultados, entre alguns dos almejados, estão as relaçõesnão-hierárquicas e as construções conscientes de formações docentes emtecnologias, as possibilidades de inserção das tecnologias imersivas no ensino delíngua inglesa no contexto da educação básica pública de Sergipe e as percepçõesacerca das possibilidades existentes entre as formações prévias direcionadas deformadores e as ofertas de formações docentes.

Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Externo à Instituição - ELIANA MÁRCIA DOS SANTOS CARVALHO

Notícia cadastrada em: 27/07/2023 13:25