Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIOVANNA SANTOS DA SILVA
DATA: 26/07/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: PROCESSOS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR: A CONSTRUÇÃO DE UM GRUPO DE DISCUSSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Autismo. Ensino Superior. Grupo. Inclusão.
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo investigar os processos de inclusão da pessoacom autismo no Ensino Superior. Estudos nacionais e internacionais dosúltimos anos destacam os diversos desafios protagonizados por jovens eadultos com autismo no ambiente universitário, não apenas quanto aosaspectos pedagógicos, mas também aos aspectos sociais e psíquicos,marcados pela falta de compreensão sobre o autismo na vida adulta, ainvisibilidade de suas dificuldades e a ausência de apoio. Ademais, a literaturaaponta também alguns caminhos possíveis que visam acolher essas pessoas eauxiliá-las nos processos vividos na universidade, dentre eles a construção degrupos de suporte. Portanto, sustentada no aporte teórico-metodológico dapesquisa-ação colaborativo-crítica, esta pesquisa se consolida na construçãode um Grupo de Discussão (GD) composto por alunos e alunas com autismomatriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UniversidadeFederal de Sergipe (UFS). De acordo com os dados obtidos, estima-se que 39alunos da graduação e da pós-graduação façam parte desse público na UFS. Apartir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), sob o olhar da perspectivabakhtiniana, pretende-se observar o quanto o espaço de fala, em seu caráterdialógico, pode ser constituidor do próprio sujeito e dos processos de inclusãono Ensino Superior.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRO BRAGA VIEIRA
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI