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Banca de DEFESA: ROZILENE LOPES DE SOUSA ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROZILENE LOPES DE SOUSA ALVES
DATA: 14/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Trajetórias de formação e prática docente nas memórias de professoras leigas do Sertão paraibano (1970 - 1980)
PALAVRAS-CHAVES: Formação e Prática Docente. História da Educação. Professoras Leigas. Sertão Paraibano.
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a compreensão de como se deu a formaçãoinicial e continuada e prática de professoras leigas que atuaram nas quatro primeiras séries doensino de primeiro grau em escolas do Sertão Paraibano, entre as décadas de 70 e 80 doséculo XX. Insere-se, pois, na Linha de Pesquisa História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Nesta perspectiva, o objetivogeral do trabalho é compreender, por meio de memórias de expressão oral, como se deu aformação e prática de professoras leigas que atuaram nas quatro primeiras séries do ensino deprimeiro grau em escolas do Sertão Paraibano, entre as décadas de 70 e 80 do século XX.Especificamente, objetiva evidenciar, a partir das narrativas das professoras colaboradoras, oporquê da escolha pela profissão docente; inventariar as instituições e percursos de formaçãodessas professoras para o exercício do magistério; compreender as posturas didático-pedagógicas assumidas pelas colaboradoras no exercício da docência enquanto professorasleigas e após a formação adquirida para o exercício do magistério de 1º grau. Para melhordelineamento das bases conceituais e metodológicas do trabalho foram realizadas pesquisasde dissertações e teses que abordam a história da profissão docente inscrita nas trajetórias deformação e prática de professoras leigas entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Sob estaótica, O aporte teórico adotado tem como fundamentos principais os estudos sobre História eMemória, pautados, principalmente, nas ideias de Burke (1992), Le Goff (1998), Bosi (1994).Delineia aspectos históricos sobre a formação de professores no Brasil, com base emGuiraldelli Júnior (2006), Saviani (2009), Tanuri (2000), dentre outros estudos. Aborda aformação e atuação de professores no estado da Paraíba, a partir do embasamento de Andrade(1995), Araújo (2010), Gouveia (2019), Pinheiro (2002). A base metodológica para a coleta eanálise dos dados está fundamentada na perspectiva da Pesquisa Narrativa, com especialatenção para a história oral temática proposta, principalmente, por Meihy & Seawright(2020). A fonte principal para a coleta de dados foi a narrativa oral por meio de entrevistasgravadas com as professoras colaboradoras da pesquisa e transcritas, a posteriori para asdevidas análises. Outras fontes também foram utilizadas a fim de ampliar o olhar analítico,entrecruzando-se com as narrativas dos sujeitos no intuito de contextualizar os discursos, aexemplo de documentos oficiais e de acervos particulares, como fotografias e materiais detrabalho. O estudo da carreira docente, através da delimitação do estudo que aquiapresentamos, permitiu-nos compreender como se deu o percurso de formação e atuaçãoprofissional de professoras leigas do Sertão paraibano entre as décadas dos anos 70 e 80 doséculo XX. Constatamos que as histórias vivenciadas na educação regional e local pelas
colaboradoras da presente pesquisa, quando analisadas no entrecruzamento com a históriaeducacional brasileira, permitem refletir sobre a formação e atuação docente ao longo dahistória da educação brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANO DE JESUS FERRONATO
Externo à Instituição - EDINAURA ALMEIDA DE ARAUJO
Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo ao Programa - 426612 - JOSÉ GENIVALDO MÁRTIRES
Interno - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 19/07/2023 09:37
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