Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA CRISTINA DA SILVA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZA CRISTINA DA SILVA ANDRADE
DATA: 22/08/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: A educação rural e sua configuração no Grupo Escolar Rural José Rollemberg Leite (1953-1974)
PALAVRAS-CHAVES: Aliança para o progresso. Educação rural. Cultura escolar. Instituições educativas. História da Educação.

O objeto desta pesquisa é a configuração histórica do Grupo Escolar Rural JoséRollemberg Leite dentro do contexto da campanha nacional de ampliação do ensinoprimário rural e do processo de expansão urbana de Aracaju, entre as décadas de 1950 e1970. Foram elaboradas as seguintes questões norteadoras: Qual o contexto histórico doensino primário (rural) em Sergipe e no Brasil quando foi criado o GERJRL? OGERJRL atendeu às finalidades para as quais fora criado? Como o “lugar da escola” foisendo construído a partir da relação da escola com o seu entorno à medida que ocorria aexpansão urbana de Aracaju? Como a cultura escolar foi se engendrando à medida queiam acontecendo as modificações na legislação educacional? Qual era o perfil dosdiscentes? Como é constituído o arquivo escolar da instituição e seu estado deconservação? Para responder a tais questões, o objetivo principal desta pesquisa éestabelecer compreensões sobre a história do Grupo Escolar Rural José RollembergLeite dentro do contexto da campanha nacional de ampliação do ensino primário rural edo processo de expansão urbana de Aracaju, entre as décadas de 1950 e 1970. Paradesenvolver o presente estudo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:Analisar o contexto histórico do ensino primário rural em Sergipe e no Brasil no períodoestudado, considerando os acordos firmados com o Brasil e órgãos internacionais;discutir as finalidades e circunstâncias nas quais fora criado o GERJRL e a suarepresentação social no processo de expansão urbana de Aracaju; demonstrar como asalterações ocorridas nas leis educacionais brasileiras repercutiram na cultura escolar dainstituição; traçar o perfil socioeconômico e a trajetória escolar dos discentes do marcotemporal estudado a partir da análise dos dossiês dos estudantes depositados no arquivoescolar; identificar e caracterizar o acervo documental da instituição escolar. O estudoutiliza a metodologia da pesquisa documental conjugada com a história oral, dialogandocom referências do campo da História da Educação, dentro das temáticas: “história doensino primário rural brasileiro”, “a educação brasileira e os acordos internacionais”,“cultura escolar” e “patrimônio histórico-educacional”.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Externo à Instituição - LAÍSA DIAS SANTOS
Externo à Instituição - RISIA RODRIGUES SILVA MONTEIRO