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Banca de DEFESA: ALINE DORTAS LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DORTAS LEAL
DATA: 28/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Os ditos e não-ditos da Educação Ambiental: um estudo sobre os discursos de professores(as) de licenciaturas da Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Educação Ambiental. Ambientalização curricular. Formação inicial docente.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A Educação Ambiental (EA) é permeada por aspectos ideológicos que atuam no convencimento sobre o que é o meio ambiente e como agir nele, tornando-se uma importante forma de harmonizar as relações entre o ser humano e o meio ambiente. Surge, assim, a necessidade de entender a construção de discursos sobre EA na realidade educacional, especificamente na formação de professores(as), pela voz daqueles(as) que atuam diretamente na aprendizagem de futuros(as) docentes. Logo, o objetivo geral deste estudo é: compreender os sentidos perpetuados nos ditos e não-ditos sobre EA de professores(as) de licenciatura da UFS, a partir das condições histórico-sociais que regulam a sua produção. A base epistemológica que orienta esta pesquisa é a EA crítica, tendo como principais referenciais Loureiro (2007; 2010; 2011; 2020), Layrargues (2003, 2020) e Reigota (2009). Como procedimentos de produção de dados, realizamos a análise das ementas dos componentes curriculares de licenciatura que abordam a EA ofertados no período letivo 2022.2 da UFS; a aplicação de um questionário estruturado aos(às) respectivos(as) docentes; e entrevistas semiestruturadas com esses(as) professores(as), realizadas individualmente, pela via remota ou presencial. A análise dos discursos produzidos se deu com base na análise do discurso de linha francesa, a partir de Pêcheux (1995) e Orlandi (2016; 2020), partindo das condições externas que regulam os discursos e encaminhando as reflexões para as condições internas e os efeitos de sentido. Na análise realizada nos currículos dos cursos, observamos a permanência da fragmentação do conhecimento, com a EA ficando restrita às poucas áreas que têm com ela uma afinidade histórica, como Ciências Biológicas, Química e Geografia. Os conhecimentos específicos dessas áreas surgem nos sentidos perpetuados no discurso dos(as) professores(as) que atuam nesses cursos como formas determinadas de encarar e de abordar o meio ambiente e suas relações com a sociedade. Identificamos também que os discursos sobre a EA dos(as) participantes são condicionados pelas relações sociais, pelas vivências individuais e coletivas e por aspectos da estruturação da sociedade e do sistema educacional, como a hiperespecialização das áreas do conhecimento. No que tange às macrotendêncas político-ideológicas da EA, foram identificados discursos conservacionistas, pragmáticos e críticos. Porém, em um mesmo discurso, houve sentidos vinculados a mais de uma macrotendência, assinalando estratégias e efeitos de sentido diversos. Como considerações finais, assinalamos a importância de promover análises e discussões dos sentidos que circulam na sociedade e na educação nas aulas dos diferentes componentes curriculares e cursos, sendo esse um descortinamento necessário à desnaturalização de visões e saberes que influenciam a forma como o ser humano pensa, reage e aprende no e sobre o mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Interno - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO
Externo à Instituição - PAULA CORREA HENNING

Notícia cadastrada em: 20/07/2023 09:06
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