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Banca de DEFESA: CRISLAINE SUELLEN SANTOS DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISLAINE SUELLEN SANTOS DE ARAUJO
DATA: 27/07/2023
HORA: 13:00
LOCAL: https://meet.google.com/qhz-jsfn-oxh
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS(ES) EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PALAVRAS-CHAVES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PIBID.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A crise socioambiental, por ser um problema que lida diretamente com ocomportamento humano, requer uma articulação entre o meio ambiente e o social. Sendo assim, a escola, por ser um local que forma cidadãos capazes de transformara sociedade, tem uma importância fundamental na inserção do processo educativoambiental. Então, esta dissertação tem como objetivo geral entender aspotencialidades do PIBID na formação inicial e na atuação de professoras(es) docurso de Ciências Biológicas Licenciatura. Como etapa do processo de produção dedados, realizamos um estudo documental dos subprojetos e dos relatórios deatividades, utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) e, em seguida, aplicamosentrevistas semiestruturadas. As(os) participantes desta pesquisa sãocoordenadoras(es) de área do PIBID de dois campi da IES que exerceram essafunção nos anos de 2020 a 2022. A partir das informações produzidas, os dadosforam analisados com base no referencial teórico da EA crítica e emancipatóriacomo ato de transformação socioambiental. Os resultados obtidos revelam que osdocumentos que regulamentam o programa, como os projetos institucionais e osubprojeto de área, apontam a importância de os componentes curriculares seremarticulados com a BNCC, porém, assim como na BNCC, esses documentosminimizam as questões socioambientais, silenciando a EA como processo formativoe deixando de discutir, ou discutindo insuficientemente, as problemáticassocioambientais. Além disso, os participantes desta pesquisa desenvolvem poucasações acerca do processo educativo ambiental, evidenciando que as questõessocioambientais não estão presentes de forma satisfatória, em uma perspectivacrítica. Diante disso, esta pesquisa contribui para a reflexão sobre concepções eações desenvolvidas pelas(os) discentes e coordenadoras(es) dos cursos delicenciatura em Ciências Biológicas participantes do PIBID na IES, no que tange àEA, e demonstra os desafios e as potencialidades do PIBID para a mudançasocioambiental em caráter crítico, reflexivo e emancipatório, especialmente na formação inicial docente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALICE ALEXANDRE PAGAN
Presidente - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Interno - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO

Notícia cadastrada em: 17/07/2023 10:13
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