Banca de DEFESA: LUIZ CLAUDIO CORREIA DOS SANTOS

DISCENTE: LUIZ CLAUDIO CORREIA DOS SANTOS
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PROPRIÁ/SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Formação do Pedagogo; Tecnologias da Informação e Comunicação.
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Pretende-se nesta pesquisa investigar a formação do professor da Educação Infantilcom tecnologias da informação e comunicação (TIC) em uma escola da rede públicamunicipal de Propriá/SE. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender aformação do professor que atua na Educação Infantil com as Tecnologias daInformação e Comunicação. Para isso, foi selecionada uma instituição de ensinodesse município que oferece a Educação Infantil. A partir dessa escolha, foiidentificado um total de quatro professoras, que serão participantes desta pesquisa.Como aporte teórico nesta investigação, utilizar-se-á, para refletir sobre a formação deprofessores, Freire (2019); para pensar a respeito das TIC, Kenski (2012, 2013), Moran(2012) e Vasconcelos (2020, 2021); quanto aos documentos legais que abordam aEducação Infantil, será utilizado Brasil (1998; 2006; 2009; 2018); quanto a formação dopedagogo, tem-se como bases Brasil (1946; 1988; 1989; 1999; 2000), Gomes (2013,2018), Libâneo (2006, 2007, 2010; 2011) e Oliveira (2019; 2020). Trata-se de umainvestigação com abordagem qualitativa e de um estudo de caso, na qual osinstrumentos de coleta de dados utilizados para entender o fenômeno a ser estudadoserão trabalhados a partir da aplicação de um questionário e de uma entrevistasemiestruturada, elaborados a partir das recomendações de Gil (2008) e Marconi eLakatos (2003). A análise dos resultados será realizada por meio da técnica da análisede conteúdo de Bardin (2016), com o propósito de abordar, a partir dos dadoscoletados, possíveis categorias e subcategorias para se entender o fenômeno estudadoe, por meio disso, expor as considerações finais. Os resultados possibilitaram umaanálise sobre a formação do professor da Educação Infantil com as tecnologias naEducação Infantil e seus desdobramentos tanto na formação inicial como nacontinuada do profissional da educação, bem como demonstra as práticas dosprofessores com as tecnologias e aprendizagem dos alunos, dificuldades com as TIC,estratégias para lidar com os dispositivos tecnológicos, infraestrutura da escola e asTIC, seleção das tecnologias para as aulas e sugestões sobre as práticas para as aulascom o apoio das TIC. Percebeu-se, ainda, o surgimento de várias categorias esubcategorias que elucidaram o objeto em estudo e contribuíram para uma análisedetalhada dessa pesquisa, concluindo assim, que se faz necessário a continuidade daformação do professor em relação as tecnologias, bem como a parceria entre gestores,alunos e sociedade é fundamental para a transformação da educação.

Externo à Instituição - ALANA DANIELLY VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1908026 - ANA MARIA LOURENCO DE AZEVEDO
Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 915.198.615-91 - CLAUDIO PINTO NUNES