A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA COSTA MORAES DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA COSTA MORAES DE SANTANA
DATA: 15/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: A ESCRITA DAS ALUNAS NOS JORNAIS ESTUDANTIS DO ATHENEU SERGIPENSE (1942 – 1959)
PALAVRAS-CHAVES: Alunas Secundaristas. Atheneu Sergipense. Cultura Material Escolar. História do Ensino Secundário. Jornal Estudantil.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente dissertação, em construção, tem como objeto de estudo “A Escrita das Alunasnos Jornais Estudantis do Atheneu Sergipense (1942 – 1959”), tendo como fonte os jornaisestudantis A Voz do Estudante, O Ateneu e O Eco, produzido por alunas dessa instituição deensino secundário, localizada na cidade de Aracaju/Sergipe. A pesquisa tem como objetivogeral analisar os escritos das discentes que cursavam o ensino secundário nesse períodohistórico. Traçamos como objetivos específicos: a) investigar as escritas femininas nosjornais estudantis do Atheneu Sergipense; b) mapear as temáticas, enunciados erepresentações exploradas nas escritas femininas; c) analisar os itinerários escolares dasalunas secundaristas que escreviam nos jornais. O marco temporal foi delimitado de acordocom a localização das escritas de mulheres nos jornais do ensino secundário sergipano,dentro de um Projeto mais amplo, que conta com financiamento do Conselho Nacional deDesenvolvimento Científico e Tecnológico. A metodologia adotada foi o diálogo com abibliografia e fontes, tais como: leis, regulamentos, relatórios, atas, cadernetas, livro depenalidades e os números de edições dos próprios jornais, bem como entrevista com umaex-aluna. Sendo assim, esse trabalho se insere no campo da História da Educação, naperspectiva da História Cultural, utilizando-se dos conceitos de: representação a partir deChartier (1990, 2002); cultura material escolar de Felgueiras (2010) e Escolano (2017). Oestudo explora como as páginas desses jornais revelam aspectos do pensamento de jovenssergipanas em meados do século XX e seu diálogo com as práticas educativassecundaristas. A pesquisa apresenta também a materialidade desses jornais e o ideáriofeminino visualizado por meio dessas escritas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3085677 - AARON SENA CERQUEIRA REIS
Presidente - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1079074 - ROSEMEIRE MARCEDO COSTA
Externo ao Programa - 3314515 - SIMONE PAIXÃO RODRIGUES

Notícia cadastrada em: 17/07/2023 09:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e