Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA DE JESUS SANTOS

DISCENTE: LUANA DE JESUS SANTOS
DATA: 15/08/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: “A ARMA DO ESTUDANTE É A PENA”: JORNAIS ESTUDANTIS SECUNDARISTAS EM ARACAJU/SE (1874-1910)
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Material Escolar; Ensino Secundário; Estudantes secundaristas. Jornais Estudantis; Patrimônio Educativo.

A presente dissertação, em construção, tem como objeto e fonte os jornais estudantis deAracaju/SE, a saber: O Porvir (1874); A Luz (1877); A Luz (1880); A Luz do Século(1888); O Echo Juvenil (1888) e O Necydalus (1909-1910). Nesse sentido o objetivo geralconsiste em analisar os escritos dos estudantes secundaristas nas páginas dos citadosimpressos. Para tanto, traça-se como objetivos especificos: a) Discutir sobre amaterialidade e as temáticas tratadas nos jornais estudantis; b) Problematizar osvestígios da cultura material escolar e do patrimônio educativo veículados na imprensa;c) Investigar o perfil do leitor visado pelos jornais estudantis. O marco temporal destetrabalho delimita-se aos números de impressos localizados, sendo o recorte inicial estabelecid apartir d a primeira edição do jornal O Porvir, publicado em agosto de 1874, e o final refere-se ao último número do periódico O Necydalus, datado de novembro de 1910. Apesquisa dialoga com os pressuspostos da História Cultural, mais precisamente comestudiosos da História da Educação que discutem os conceitos de impresso estudantil(GALVÃO; MELO, 2019); cultura empírica da escola (ESCOLANO, 2017); culturamaterial escolar (FELGUEIRAS, 2010) e representação (CHARTIER, 1990; 2020). Osjornais estudantis em análise demonstram aspectos da materialidade e os vestígios dacultura material escolar do ensino secundário em Sergipe, suas mudanças epermanências ao longo do tempo, tornando possível nos aproximar das práticaseducativas vivenciadas por jovens estudantes entre o final do Oitocentos e início doNovecentos, período de profundas alterações na sociedade brasileira.

Externo ao Programa - 3483421 - ANA MARCIA BARBOSA DOS SANTOS SANTANA
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Presidente - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2257719 - ROSELUSIA TERESA DE MORAIS OLIVEIRA