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Banca de DEFESA: ACLECIANO ANCELMO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ACLECIANO ANCELMO DA SILVA
DATA: 28/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SEUS IMPACTOS NA DOCÊNCIA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Ciberespaço. Pandemia da Covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Professores.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pandemia da Covid-19 mudou o percurso da história mundial provocando a morte de milhões de pessoas. Como forma de prevenção e controle do vírus, tivemos que viver em isolamento e em distânciamento social. As Tecnolgias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram essenciais neste período para que os vários setores permanecessem em atividades e, dentre eles, o da educação. A presente dissertação é fruto de uma pesquisa, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Fundação Universitária Federal de Sergipe (UFS), no âmbito da linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Educação, que teve como objetivo apresentar o impacto das TDIC nos processos pedagógicos das aulas remotas durante a pandemia da Covid-19, especificamente o smathphone, nas práticas docentes dos professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Oséas Cavalcanti Batista na cidade de Itabaianinha, Sergipe. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com características de um estudo de caso descritivo e se utilizou, para a coleta de dados, entrevista por meio de um questionário fechado impresso a quinze professores da escola citada. Como método de análise de dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva embasada nas teorias de Moraes e Galiazzi (2006, 2016). Para a discussão teórica e reflexão com os dados e todo ocontexto da pesquisa, autores como Pierre Lévy, André Lemos, Manuel Catells, Lucia Santaella, Eugênio Trivinho, Yuval Noah Harari, Paulo Freire, Nelso Pretto, Henrique Schneider, dentre outros, foram referenciados. Também foram consultados artigos científicos que abordaram a temática e outras fontes bibliográficas que se fizeram necessárias. A dissertação discutiu as fragilidades e pontos fortes ocorridos na vida profissional dos professores envolvidos na pesquisa durante o Ensino Remoto Emergencial, dando-lhes espaço de voz para relatar suas experiências nesse período, contextualizado-as a partir dos conceitos sobre ciberespaço, cibercultura e TDIC na educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo à Instituição - SHEILLA SILVA DA CONCEIÇÃO

Notícia cadastrada em: 17/07/2023 09:27
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