A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: MARIA CAMILA LIMA BRITO DE JESUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CAMILA LIMA BRITO DE JESUS
DATA: 20/07/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: JOVENS NEGRAS E SUAS TRAJETÓRIAS NO CONCURSO DE BELEZA NEGRA DE UM COLÉGIO ESTADUAL SERGIPANO
PALAVRAS-CHAVES: Lei 10.639/03; Educação das Relações-Étnico-raciais; Educação Básica; Concurso de Beleza Negra; Ações afirmativas.
PÁGINAS: 220
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Como resultado da luta do movimento negro brasileiro, o combate ao racismotem sido colocado no cenário nacional. No que diz respeito à Educação, comoconsequência dessa luta, um arcabouço legal, administrativo e orientadorsustenta a urgência de uma educação antirracista. Este cenário provocauniversidades e unidades escolares na produção de conhecimentos e práticaseducativas com vista a (re)educação das relações étnico-raciais. No âmbitodestas práticas, muitas unidades escolares realizam o Concurso da BelezaNegra como uma atividade que exalta a mulher negra e sua representatividade.A presente tese tem como foco a Educação das Relações Étnico-Raciais(ERER), objetivando compreender as motivações que levaram estudantes deum colégio estadual sergipano a se inscreverem no Concurso Beleza Negra eas relações estabelecidas entre o concurso, o pertencimento étnico-racial dascandidatas e a Educação das Relações Étnico-Raciais no colégio. Aabordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa, tendo comometodologia as Escrevivências de Conceição Evaristo. Os instrumentos paracoleta de dados foram: análise documental, entrevistas, questionário,observações e conversas informais registradas no diário de campo dapesquisadora. A interpretação dos dados foi realizada a partir da técnica deanálise documental de Cellard (2008) e as narrativas dos/as participantes dapesquisa a partir da Escrevivência de Conceição Evaristo. Os/as participantesda pesquisa foram oito (8) jovens estudantes negras; uma (1) gestora,autodeclarada parda; um (1) professor que se declarou pardo. Inferimos que amaioria tem dezesseis anos de idade, é católica e cursa o Ensino MédioRegular. As estudantes destacaram como referências artistas brasileiras,brancas e do sexo feminino. A maioria das jovens já participou de concurso debeleza negra e, segundo elas, está participando deste concurso para
representar a sua cor e mostrar a beleza da mulher negra. As candidatas foramincentivadas a participar do concurso por professores/as e amigos/as edestacaram a importância deste evento no ambiente escolar para representar amulher negra, combater o racismo e valorizar a beleza feminina. Ao analisar oPPP do CES, foi encontrada a menção das palavras “Preconceito” e“Consciência Negra” na proposta curricular da instituição e no plano de ação deforma simplista e superficial. Não foi observado dos projetos e discussõesvoltados ao Concurso Beleza Negra. A ausência das Leis n° 10.639/2003 e n°11.645/2008 no PPP nos faz refletir sobre o distanciamento da ERER natrajetória da comunidade escolar do CES. A partir das escrevivências,percebemos que das oito candidatas, cinco relataram passar por situações deracismo em sua vida pessoal. As jovens afirmaram que seus cabelos, seusrostos e seus corpos foram/são motivos de “mangações”, principalmente noambiente escolar. Ressaltamos a importância de discutir e problematizar oconceito de pertencimento étnico-racial, discriminação racial e racismo noambiente escolar, pois pensar na historicidade da ideologia opressora éfundamental para combater as práticas racistas ainda comuns na sociedadebrasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo ao Programa - 3152732 - LIVIA JESSICA MESSIAS DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Interno - 2528737 - MARILENE SANTOS
Externo à Instituição - YÉRSIA SOUZA DE ASSIS

Notícia cadastrada em: 17/07/2023 13:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e