Banca de DEFESA: WAGNER DOS SANTOS GUIMARAES

DISCENTE: WAGNER DOS SANTOS GUIMARAES
DATA: 24/07/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: AS MOIRIAS NA COMPLEXIDADE DOS PROCESSOS FORMATIVOS E EXPERIENCIAIS NOS DESEMBARAÇOS DOS EGRESSOS DOCENTES NO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagens; Docência; educação básica; formação continuada; professor-pesquisador; Profletras.
ÁREA: Educação

Esta investigação tem como objetivo geral analisar as itinerâncias (re)construídas pelos egressos docentes do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (Profletras), relacionando-as com o exercício da docência. A trajetória profissional contempla processos formativos implicados na práxis e evidenciam a relevância deste estudo no campo social e acadêmico-científico. Epistemologicamente, esta investigação pauta-se na teoria da complexidade que se apoia nos princípios dialógico, recursivo, sistêmico-organizacional, holográfico e da (re)introdução do sujeito cognoscente na realidade observada, considerando, ainda, a autonomia e a dependência de si e do outro. Quanto à natureza dos dados, trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo a participação de 32 egressos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campi Itabaiana e São Cristóvão, formados no período de 2015 a 2019. No tocante às fontes de informação, fez-se um levantamento, do tipo estado do conhecimento, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD). O dispositivo questionário constituiu o corpus empírico trabalhado a partir dos pressupostos das noções subsunçoras que possibilitaram a compreensão da natureza cultural, política e social dos sujeitos. Os achados evidenciaram a ressignificação das práticas pedagógicas dos docentes egressos do Profletras, por meio das itinerâncias colaborativas em rede no programa e no cotidiano da escola. Essa formação continuada em serviço corroborou com uma prática baseada na pesquisa, com vistas à solução de problemas dos espaços escolares. Os produtos educacionais desenvolvidos por esses educadores foram significativos pelas rupturas metodológicas no trabalho da sala de aula.

Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Interno - 915.198.615-91 - CLAUDIO PINTO NUNES
Externo ao Programa - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JOSEVANIA TEIXEIRA GUEDES