Banca de DEFESA: TAINAH DOS SANTOS CARVALHO

DISCENTE: TAINAH DOS SANTOS CARVALHO
DATA: 27/07/2023
LOCAL: Auditório Geografia – Didática 2
TÍTULO: SABERES EXPERIENCIAIS NAS/COM AS CULTURAS DIGITAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA
PALAVRAS-CHAVES: culturas digitais; formação inicial; Pedagogia; saberes experienciais; tecnologias digitais.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Diante de uma sociedade imersa nas culturas digitais, é importante que os(as) profissionais da educação reflitam e compreendam sobre a presença dos dispositivos, dos aplicativos e das interfaces digitais nas instituições educacionais. Para isso, torna-se fundamental que os cursos de formação inicial de professores(as) promovam experiências envolvendo as tecnologias digitais, não apenas na dimensão técnica e instrumental, mas com o intuito de estimular a construção de saberes que podem ser aprimorados no decorrer da vida profissional. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender os saberes experienciais construídos e mobilizados pelos(as) estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe nos processos formativos nas/com as culturas digitais. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa, pois trata das subjetividades e singularidades dos atores/atrizes sociais, na perspectiva de um rigor outro para as pesquisas em educação. Está pautada no campo epistemológico da multirreferencialidade, que propõe uma leitura plural dos objetos, sob diferentes pontos de vista e linguagens. O tipo de pesquisa utilizado é a etnopesquisa crítica, que direciona seu interesse em compreender as ordens socioculturais e os processos que constituem o ser humano em sociedade e cultura. O local de pesquisa foi o Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe, localizado em Itabaiana, Sergipe. Os atores/atrizes sociais da pesquisa são nove estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia. Os dispositivos de produção de dados foram as rodas de com-versa, realizadas de forma presencial e on-line e um Mural de Memórias, produzido no aplicativo Padlet. Os achados da pesquisa foram sistematizados e interpretados por meio das operações cognitivas (MACEDO, 2010; 2021). Nesse processo de interpretação emergiram as seguintes noções subsunçoras: (Trans)formações: as tecnologias digitais no curso de Pedagogia e Culturas digitais e a construção de saberes experienciais na formação inicial, sendo que esta última se desdobra em duas subnoções, a saber: Etnométodos com as tecnologias digitais no processo formativo e Construção do ser professor(a) nas/com as culturas digitais. A partir da análise dos dados, constatou-se que os(as) atores/atrizes sociais da pesquisa estão imersos nas culturas digitais antes mesmo de iniciarem a graduação e as atividades do curso, no entanto, o ensino não-presencial, ocorrido durando a pandemia da covid-19, ampliou o contato desses estudantes com as diversas tecnologias, promovendo experiências que potencializaram e (trans)formaram o processo de aprenderensinar. Ademais, o contato com as tecnologias digitais culminou na construção de saberes experienciais, na produção coletiva e colaborativa, no desenvolvimento dos etnométodos e na reflexão na e sobre a prática docente.

Externo à Instituição - ALEXANDRE MENESES CHAGAS
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA