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Banca de DEFESA: ANDERSON SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON SILVA SANTOS
DATA: 27/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google
TÍTULO: CURRÍCULOS PRATICADOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE PENEDO/AL: IDENTIDADES QUILOMBOLAS EM QUESTÃO
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Educação Quilombola, Ensino Superior.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

Essa dissertação objetivou analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Biologia e bacharelado em Turismo, da Universidade Federal de Alagoas – Unidade Penedo-AL, observando se os mesmos contemplam ou não questões referentes às comunidades quilombolas, seus sujeitos, suas identidades, sua cultura e suas tradições. A investigação que realizamos, é fruto das minhas inquietações que se formam inicialmente na graduação em Turismo da UFAL Penedo, pois foi naquele contexto que minha identidade étnica, que por anos foi silenciada, começa a despontar, a partir da minha inserção em atividades extensionistas da universidade. Ainda nos propomos, de maneira mais específica, analisar os documentos/currículos das graduações da Universidade Federal de Alagoas – Unidade Penedo-AL, principalmente os Planos Pedagógicos de cursos (PPCs) implementados nesta unidade; identificar quantos e quais são os estudantes quilombolas que estudam atualmente na UFAL/Penedo e realizar visitas às duas comunidades quilombolas de Penedo (Oitero e Tabuleiro dos Negros) para conhecer as identidades, culturas, saberes e tradições que ainda permanecem vivas nesses locais. Como recurso metodológico, a pesquisa se configura de caráter qualitativo. Nessa perspectiva, procedemos pelo estudo bibliográfico, pesquisa documental e Revisão Sistemática de Literatura, para a compreensão conceitual da temática. Para o levantamento de dados, intencionamos ouvir as narrativas dos sujeitos, através de entrevistas semiestruturadas, com a adoção de algumas ferramentas da história oral e para a análise desses dados nos ancoramos na teoria da interpretação. A pesquisa está organizada em seções e na primeira, abordamos os conceitos introdutórios e motivadores para a construção do campo. Na seção seguinte, nos dedicamos à discussão dos aspectos de formação curricular e como se articulam essas conexões com o viés étnico-racial. Posteriormente, tratamos de uma caracterização do campo e dos sujeitos dessa pesquisa. Por fim, na última seção analisamos os dados obtidos sob a luz de uma interpretação dessas narrativas divididas em dimensões e categorias sendo elas: Referenciais Curriculares dos cursos de Turismo e Ciências Biológicas; Narrativas dos Estudantes e Abordagem dos projetos de pesquisa ou extensão sobre a temática étnico-racial. A análise realizada nos possibilita inferir que a universidade contribui para que os sujeitos se sintam contemplados pelas ações de fomento de sua identidade ofertadas pela instituição presentes nos planos dos cursos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - VALERIA CAMPOS CAVALCANTE

Notícia cadastrada em: 12/07/2023 08:33
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