Banca de DEFESA: KARINE DOS ANJOS SANTOS

DATA: 27/07/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: CINEMA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA
PALAVRAS-CHAVES: Práticas corporais de aventura; Cinema; Educação.

A Educação Física, como componente escolar, deve colaborar para a educação humanizada dos estudantes, contribuindo para a percepção de diferentes temas e contextos. Para isso, a diversificação de linguagens e modos de se trabalhar em sala de aula, se faz necessária. Dessa forma, enfatizamos que o uso de filmes, nesse componente, abre caminhos para o diálogo entre professores e alunos, que podem interagir a partir de suas percepções de mundo. Com isso, o cinema amplia as possibilidades de se trabalhar nas aulas de Educação Física, que tradicionalmente, se ocupa com a estética corporal. Sendo assim, levantamos o seguinte questionamento: quais as possibilidades de trabalhar as práticas corporais de aventura, buscando a relação do corpo e da educação por meio da linguagem do cinema? A partir deste questionamento, que considera o cinema como uma prática cultural humana, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar como as práticas corporais de aventura, por meio do cinema, potencializam a educação escolar. A relevância deste trabalho consiste em realizar uma educação que associe as práticas corporais e o cinema como possibilidade de prática pedagógica. Deste modo, elencamos aspectos do filme que deem sustentação a uma concepção de educação enraizada em uma contextualização histórico-social. Dessa forma, selecionamos dois filmes “Soul Surfer - Coragem de Viver” e “Uma Skatista Radical”. Do primeiro filme exploramos o surfe e do segundo o skate, tais práticas foram escolhidas por se tratar de práticas corporais em ambientes distintos (prática corporal de aventura na natureza e na cidade) o que engloba os tipos de Práticas Corporais de Aventura apresentadas na Base Nacional Comum Curricular do Brasil. Metodologicamente o estudo é de natureza qualitativa, o método utilizado foi o de análise temática, no nosso caso, focamos nas cenas dos filmes que se vinculam às práticas corporais de aventura, especificamente as que contemplam o uso dos equipamentos de segurança, como também as que trouxeram a realização dos movimentos fundamentais dos esportes. A análise também considera a dimensão humanizada que o cinema proporciona com especial atenção para diferenças socioeconômicas, correlação do homem e a natureza e questão de gênero que os filmes apresentam. Neste sentido, exploramos as práticas corporais de aventura e o cinema, como forma de ampliação de possibilidades do trabalho em sala de aula, uma vez que nem sempre a escola fornece estrutura para que o professor possa explorar as mais variadas práticas corporais em ambiente escolar.

Interno - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA
Externo à Instituição - CÁSSIA HACK
Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Externo à Instituição - SERGIO DORENSKI DANTAS RIBEIRO