Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FARIAS SANTOS

DISCENTE: JULIANA FARIAS SANTOS
DATA: 27/07/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PROFEMÃE: A MULHER EM FORMAÇÃO NA ESCOLA NORMAL RUI BARBOSA (1911-1948)
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Magistério; Maternidade.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como objetivo geral tensionar, a partir do objeto gênero, os modos como os discursos, produzidos socialmente, mobilizados nas disciplinas (Trabalhos Manuais; Educação Moral) foram atrelados à produção/ construção das subjetividades, aqui chamadas Profemãe, na Escola Normal Rui Barbosa no período de 1911 a 1948. Traremos este termo (Profemãe) para tentar realizar a imbricação entre a professora e seu caráter maternal (herdado da figura da mãe), como esta possivelmente foi desenvolvendo as subjetividades, nomeadas aqui Profemãe. Para realizarmos tal movimento, traçamos como pontos de especificidades: a) Inquietar sobre os discursos produzidos nessas disciplinas; b) Problematizar as práticas e produções discursivas em torno dos programas de tais disciplinas; c) Questionar sobre possíveis atravessamentos que se desdobraram na produção/ construção da Profemãe, que podem ter afetado (in) diretamente o magistério e consequentemente, sua cria, o curso de Pedagogia. Apresenta-se em caráter qualitativo, de natureza básica, utilizando como levantamento de informações as pesquisas bibliográfica e documental, tendo como universo a Escola Normal Rui Barbosa, e como amostra os programas das disciplinas Trabalhos Manuais e Educação Moral, tendo como recorte temporal os anos 1911 e 1948. Pretendemos trazer, após o movimento de analisar, inspirado na genealogia (Michel Foucault), os discursos produzidos socialmente que estiveram entranhados nas disciplinas Educação Moral e Trabalhos Manuais, talvez contribuindo (in) diretamente com a produção/construção da Profemãe.

Interno - 00.000.000/0000-00 - ALICE MARIA JUSTA FERREIRA MENDONÇA
Externo ao Programa - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Presidente - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS

Notícia cadastrada em: 07/07/2023 08:39