Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA PEREIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA PEREIRA SANTOS
DATA: 28/07/2023
LOCAL: meet.google
TÍTULO: A PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A RELAÇÃO COM O SABER NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
PALAVRAS-CHAVES: Relação com o saber. Práticas experimentais. Sentido. Mobilização. Ciências da natureza.

A tentativa de implementar o uso de práticas experimentais no Brasil já estava presente dede meados dos anos 1960. Contudo a literatura científica referente ao tema aponta o insucesso desta empreitada, cujos possíveis motivos, amplamente investigados entre professores, culminam no discurso da falta. Ao mesmo tempo, é consenso que apesar das dificuldades de aprendizagem na área das Ciências da Natureza, experimentos envolvendo os componentes curriculares de Química, Física e Biologia, têm um conhecido potencial de encantamento. Diante do exposto, o objetivo principal da pesquisa consistiu em investigar a relação com o saber de estudantes matriculados em escolas em tempo integral da cidade de Aracaju, a respeito das aulas que envolvem práticas experimentais na área de ciência da Natureza e suas tecnologias. A hipótese que norteia esta pesquisa é que a prática experimental promove a construção de uma relação com o saber mais carregada de sentido, o que favorece a mobilização dos estudantes e um aprendizado mais efetivo nas disciplinas de Física, Química e Biologia. O aporte teórico e metodológico que sustenta o presente trabalho é a teoria da relação com o saber de Bernard Charlot (2000, 2005, 2009, 2013, 2021), que fornece à pesquisa, uma lente para observar elementos de sentido e de mobilização dos estudantes em aulas de prática experimental. O estudo é de cunho qualitativo e se insere numa abordagem interpretativista, sendo o corpus desta investigação formado por dados coletados em observações, balanços de saber dos estudantes, entrevistas semiestruturadas, e entrevistas de explicitação. A coleta dos dados ocorrerá em oito escolas de ensino em tempo integral de Aracaju, distribuídas em diferentes bairros, com vistas a obter um amplo espectro de características dos sujeitos pesquisados. O método de análise dos dados é a análise categorial de Laurence Bardin (2011).

Externo à Instituição - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - CARLA ROBERTA SASSET ZANETTE
Externo ao Programa - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - ELISSANDRA SILVA SANTOS