Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA MARIA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÁUDIA MARIA FERNANDES
DATA: 11/07/2023
LOCAL: meet.google
TÍTULO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO UNIVERSITÁRIO: UM TRABALHO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa com Deficiência; docência; Formação Profissional.

A Universidade tem como tríade de sustentação o ensino, a pesquisa e a extensão. De modo geral, através de sua estrutura organizacional deve formar profissionais, através de conhecimentos científicos, técnicos e críticos. A universidade para ser inclusiva deve propor condições metodológicas adequadas, saber usar tecnologias de acessibilidade de acordo com a deficiência do discente, ter professores com formação qualificada, dentre outras. O objetivo deste trabalho é analisar como os docentes trabalham para haja a inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa será realizada no campus do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG), com docentes e coordenadores dos cursos de Enfermagem e Medicina, em Cajazeiras/PB. Para a qualificação da tese foram escritas duas seções: A primeira com a revisão de literatura na qual os estudos foram agrupados em quatro (04) eixos temáticos 1) Docência, formação profissional e o aluno com deficiência; 2) Práticas pedagógicas ao aluno com deficiência; 3) A universidade e suas responsabilidades frente as políticas de inclusão ao aluno com deficiência; 4) Tecnologias assistivas e as tendências educacionais para o aluno com deficiência. O levantamento abordou aspectos da formação e da docência dos professores, com a perspectiva de se identificar as fragilidades e possibilidades metodológicas em aulas teóricopráticas com alunos com deficiência. A segunda seção foi a metodologia, cuja abordagem será da pesquisa-ação. Os participantes serão escolhidos aleatoriamente com amostra de seis (6) docentes do curso de Enfermagem e seis (6) do curso de Medicina. Os instrumentos para coleta de dados serão: a entrevista individual, o questionário semiestruturado e a formação de 2 (dois) grupos com o desenvolvimento da técnica dos grupos focais. Após o trabalho de campo será feito o tratamento de dados.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - ANTONIO FERNANDES FILHO
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI

Notícia cadastrada em: 04/07/2023 13:35