Banca de DEFESA: BRISIANE RIBEIRO COSTA SANTANA

DISCENTE: BRISIANE RIBEIRO COSTA SANTANA
DATA: 13/07/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: PROCESSOS AVALIATIVOS E DOCUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: experiências narrativas de formação continuada
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagem; avaliação; desenvolvimento; formação docente; primeira infância.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os fundamentos da formação continuada e suas inter-relações com a produção dos registros de acompanhamento do processo de avaliação da aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. Este estudo configura-se como uma pesquisa narrativa, de natureza qualitativa, desenvolvida em quatro escolas municipais da rede de ensino de Aracaju/Sergipe. Os sujeitos foram cinco professoras licenciadas em Pedagogia, atuantes nas turmas de educação infantil, que participaram de uma formação promovida pela Coordenadoria de Educação Infantil (COEINF), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dispositivos utilizados para a coleta dos dados foram entrevistas narrativas e os registros avaliativos das crianças, sendo esse corpus trabalhado à luz da análise narrativa. Os achados revelaram que a formação continuada cria possibilidades para a realização de processos de avaliação da aprendizagem e desenvolvimento infantil constituídos em ambientes de diálogo e escuta atenta para a promoção de reflexão, ressignificação de práticas e de conhecimento. No entanto, o reconhecimento de ações para o fortalecimento da cultura do registro das atividades nas instituições escolares é fundamental para a superação de entraves e dificuldades à efetivação de práticas avaliativas com sentidos e significados. Essa configuração também revela que as vivências e as conquistas das crianças são subsídios para a reflexão-ação-reflexão no exercício da docência. Defende-se, portanto, que a valorização da educação infantil perpassa por embates sociais para a garantia dos direitos das crianças, exigindo dos profissionais envolvidos um compromisso ético, moral e social para a qualidade da educação na primeira infância. Ampliam-se, assim, os desafios para a desenvolvimento de ações colaborativas entre o poder público, a equipe gestora das instituições escolares, a comunidade escolar, os docentes e os familiares.

Externo à Instituição - MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA
Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Interno - 2528737 - MARILENE SANTOS
Externo ao Programa - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI