Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLEANDRO DE JESUS SOUZA

DISCENTE: CARLEANDRO DE JESUS SOUZA
DATA: 28/07/2023
LOCAL: Sala de estudos III (PPGED)
TÍTULO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICA DOCENTE: Comunidade Quilombola Sítio Alto Simão Dias/SE
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. Prática Docente. Educação do Campo. Educação Quilombola.

Esta pesquisa apresenta como tema de estudo as Políticas Educacionais e Prática Docente: Comunidade Quilombola Sítio Alto, Simão Dias/SE, tendo como objeto de estudo as Políticas Educacionais e Educação do Campo. Vinculada à Universidade Federal de Sergipe, ao Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como linha de pesquisa Formação e Prática Docente, atrelada também ao Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais, e ao projeto Políticas Educacionais, Formação de Professores e Qualidade do Ensino na Educação Básica, projeto esse que tem por finalidade a análise das contribuições do Programa Nacional de Educação do Campo-PRONACAMPO, tanto nos sistemas públicos de ensino, como na formação de professores, e na gestão de escolas do campo e quilombolas. A pesquisa será desenvolvida numa comunidade quilombola e escola dos anos finais do Ensino Fundamental, que atende alunos dessa comunidade, localizada na zona rural do município de Simão Dias/SE. O estudo parte do seguinte problema de pesquisa: as ações implementadas na prática Docente refletem os princípios descritos no currículo para Educação da Comunidade Quilombola Sítio Alto? Visando compreender a prática docente dos professores para educação da comunidade quilombola Sítio Alto, tendo em vista as políticas educacionais para educação quilombola. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto a sua abordagem, em que inicialmente deu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, com vistas a fazer o levantamento do atual estado de pesquisas relacionadas ao tema. A pesquisa trata-se de um Estudo de Caso, no qual será averiguado o cotidiano da escola em assegurar aos alunos quilombolas ações que reflitam os princípios descritos no currículo para Educação da Comunidade Quilombola Sítio Alto, isto é, a materialização da política de Educação Quilombola na Escola. A coleta de dados se dará por meio de análise documental na qual serão analisados a Matriz Curricular, o Projeto Político Pedagógico institucional e o planejamento anual dos docentes, de modo a identificar se esses documentos oficiais fazem menção à comunidade quilombola municipal, e como a instituição trabalha algumas questões importantes na educação quilombola, como a construção da identidade étnica dos discentes quilombolas, memórias, dentre outras, além de entrevistas em caráter aberto e grupo focal.

Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS
Externo ao Programa - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Presidente - 2528737 - MARILENE SANTOS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI