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Banca de DEFESA: RAFAEL NASCIMENTO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL NASCIMENTO SANTOS
DATA: 25/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: SUPORTE EDUCACIONAL OFERECIDO ÀS PESSOAS SURDAS USUÁRIAS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO ENSINO DA FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Surdos; Tecnologias Assistivas; Ensino de Física; Inclusão Escolar.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

A educação sistemática de pessoas surdas, mais especificamente no ensino da Física, tem sido permeada por desafios que envolvem os(as) professores(as), os(as) tradutores(as) intérpretes de Libras e, principalmente, os(as) alunos(as) surdos(as). O processo de formação de professores ainda possui lacunas quanto ao preparo para o ensino de alunos com necessidades especiais, o que reflete, geralmente, na dificuldade em trabalhar o conteúdo da sua disciplina para o(a) aluno(a) surdo(a). Ainda, o(a) tradutor(a) intérprete de Libras encontra dificuldades em transpor alguns conceitos e explicar fórmulas da disciplina de Física através dos sinais, dado que alguns conceitos e fenômenos não possuem interpretações de modo literal. Consequentemente, estes fatores comprometem o ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a). Nesse contexto, o uso de recursos de tecnologias assistivas tem se configurado como um importante aliado para o aprendizado de Física dos(as) estudantes surdos(as). Desta feita, esta pesquisa apresenta como objetivo investigar recursos e/ou tecnologias educacionais utilizados por professores para ou com pessoas surdas usuárias de Libras no ensino de Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo observacional e transversal, com abordagem descritiva e analítica, caracterizada como um estudo de caso. Para isso, inicialmente realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, que permitiram um embasamento teórico sobre a temática, sendo que o próximo passo será a realização de entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas formuladas pelo pesquisador, a ser feita com os(as) professores(as) da disciplina de Física que tenham ou tiveram alunos(as) surdos(as), mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), sendo a amostra escolhida do tipo não probabilística por conveniência.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Presidente - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA
Externo ao Programa - 2252037 - EDIVALDO DA SILVA COSTA
Externo ao Programa - 2884444 - SCHEILA FARIAS DE PAIVA

Notícia cadastrada em: 04/07/2023 09:18
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